powered by

BorgWarner lança turbocompressores para Corvette

Turbocompressores duplos destinam-se a impulsionar o Corvette ZR1, da General Motors, equipado com motor V8 de 5,5 litros, cuja potência chega aos... 1.064 cv.
Check-up Media Corvette ZR1

A BorgWarner, especialista global em produtos e fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis, solidificou um acordo para fornecer os seus turbocompressores para utilização na plataforma de carros desportivos da General Motors (GM).

O destaque vai para o Corvette ZR1, que passa a ser o maior modelo de passageiros equipado com turbocompressores duplos do mercado até ao momento. Combinado com o motor V8 de 5,5 litros, este Corvette “impressionante” conta com 1.064 cv de potência.

“A GM selecionou os turbocompressores com rolamentos de esferas duplos da BorgWarner como resultado do extenso trabalho e reputação da empresa com a série NTT INDYCAR SERIES e fruto da capacidade de fornecer turbocompressores que funcionam ao mais alto nível”, refere o comunicado.

“Os turbocompressores apresentam uma roda de compressor forjada e fresada de 76 mm com cobertura portada e uma roda de turbina de 67 mm dentro de uma carcaça de turbina mono scroll para máxima eficiência”, explica a empresa.

“O turbocompressor integra um coletor de escape com condutas de comprimento igual para amplificar o desempenho do motor e ajustar melhor o ruído”, sublinha a BorgWarner, em comunicado.

“Emocionante e gratificante”

“Estamos orgulhosos de garantir este contrato e apoiar a GM na produção do Corvette mais potente jamais construído. Esta tecnologia está em desenvolvimento há algum tempo e vê-la concretizar-se é, ao mesmo tempo, emocionante e gratificante”, afirma Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e diretor-geral de Turbos e Tecnologias Térmicas.

Check-up Media BorgWarner turbo Corvette

“A BorgWarner e a GM têm uma longa história de produção de aplicações líderes de mercado numa ampla gama de segmentos e esperamos continuar a desenvolver novas tecnologias e a ampliar, em conjunto, os limites da indústria”, acrescenta o responsável.

Os novos turbocompressores contêm, também, um sensor de velocidade de passagem da lâmina montado no compressor, “permitindo que a GM monitorize, com precisão a rapidez, a forma como o turbo está a operar, permitindo que o veículo utilize 100% das suas capacidades de turbo sem comprometer a integridade da peça”, esclarece a empresa.

“Além disso, a tecnologia incorpora um sistema de rolamento de esferas desacoplado patenteado, capaz de um tempo de resposta mais rápido do que os rolamentos tradicionais, ao mesmo tempo que limita a transmissão de ruído e maximiza a durabilidade”, salienta a mesma fonte.

Temperaturas elevadas

“Projetados e fabricados nos EUA, os turbocompressores são projetados para suportar temperaturas extremamente elevadas com proteção térmica com folga zero na carcaça da turbina para melhorar a eficiência térmica e evitar temperaturas excessivas no compartimento do motor”, pode ler-se no mesmo documento.

“Também apresentam um sistema de válvula de descarga acionado eletronicamente que permite a calibração anti-lag da GM”, refere. E conclui: “Os turbocompressores têm uma pequena insígnia Gemini estampada na face, homenageando a história da GM com as missões do Projeto Gemini da NASA na década de 1960 e a relação do astronauta com o Chevrolet Corvette”.

Mais sobre a BorgWarner aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada