A BorgWarner garantiu vários contratos para fornecer o seu diferencial cruzado elétrico (eXD) para três grandes OEM, incluindo GAC Motor, construtor do leste asiático, e um importante player global com sede na Europa.
As empresas incorporarão a tecnologia eXD, da BorgWarner, em aplicações de veículos elétricos a bateria (BEV) com tração traseira e dianteira: desde supercarros desportivos a sedans premium e hatchbacks. “A produção da GAC Motor está em curso e a produção dos outros OEM arrancará em 2026”, avança a empresa.
Desempenho dinâmico
“O eXD da BorgWarner faz parte de seu portefólio de sistema elétrico de gestão de binário (eTMS), que oferece uma gama de produtos que controlam, de forma inteligente, o binário das rodas para aumentar a estabilidade, fornecer desempenho dinâmico superior e melhorar a tração durante o arranque e a aceleração”, explica.
“O elevado binário do motor em veículos elétricos (VE) leva a limitações e desafios no desempenho do veículo, uma vez que a sua aplicação nas rodas permanece sem supervisão. Adicionar um eXD ao sistema de tração é fundamental porque permite a modulação inteligente do binário de travamento lateral, resultando em melhor tração, desempenho em curva e mudança de faixa, tudo com eficiência maximizada”, pode ler-se no mesmo documento.
E vai mais longe: “O sistema eXD pode, efetivamente, aumentar a segurança de condução de uma forma energeticamente eficiente em condições de condução difíceis”.
“O portefólio eTMS da BorgWarner aproveita uma série de competências comprovadas e de longa data da empresa na indústria, abrangendo software, controlos, integração de sistemas e muito mais”, afirma Isabelle McKenzie, presidente e diretora-geral da BorgWarner Drivetrain and Morse Systems.
“Os recentes prémios empresariais para a nossa tecnologia eXD ressaltam a versatilidade e sofisticação do sistema e destacam a nossa capacidade de dar resposta às necessidades da indústria por soluções que aumentem a segurança e otimizem o consumo de energia”, reforça.
Tecnologia personalizável
A tecnologia eXD, da BorgWarner, é aplicável a todas as arquiteturas de veículos elétricos, incluindo motores traseiros, dianteiros e duplos, oferecendo uma ampla gama de modos selecionáveis dependendo da necessidade de desempenho do veículo.
“Por ser uma tecnologia totalmente escalável e personalizável, os clientes têm a liberdade de programar diferentes características de desempenho e comportamentos para as suas respetivas plataformas”, refere o comunicado.
“Baseado no forte know-how legado da BorgWarner e numa abordagem de desenvolvimento de plataforma, o eXD emprega elementos de transferência tanto para software como para hardware”, acrescenta.
“O eXD permite uma comunicação eficiente e inteligente com o veículo, operando sob pedido e apresentando um controlador integrado a bordo que dá resposta a requisitos que vão desde segurança cibernética até segurança funcional e muito mais”, refere.
“Além disso, ao controlar, de forma adaptativa, a patinagem das rodas, o eXD diminui a utilização do sistema de travagem e, portanto, a emissão de partículas não provenientes do escape para o ambiente”, conclui a BorgWarner.
Mais sobre a BorgWarner aqui.