powered by

BorgWarner fornecerá refrigeradores EGR “duráveis” para veículos comerciais

Contratos para dois refrigeradores de recirculação de gases de escape (EGR) diferentes foram resultado de um forte desenvolvimento tecnológico da empresa.
Check-up Media BorgWarner EGR cooler

A BorgWarner, especialista global de produtos no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis, está determinada em impulsionar o seu negócio de produtos de gestão térmica ao garantir contratos de refrigeradores de recirculação de gases de escape (EGR) com um importante fabricante de veículos comerciais sediado na América do Norte.

“A solução EGR de redução de emissões da empresa oferece elevada robustez contra fadiga térmica e um design interno otimizado que exige menos fluxo de líquido refrigerante do motor. O início da produção está planeado para o quarto trimestre de 2027, com implementação em várias aplicações de veículos comerciais”, avança a BorgWarner.

“Continuamos a observar um enorme interesse no nosso portefólio de produtos EGR, incluindo refrigeradores, válvulas e módulos, que respondem às maiores necessidades de economia de combustível e aos rigorosos requisitos de emissões em todo o mundo”, afirma Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e diretor do Departamento Turbo e Tecnologias Térmicas.

“Esses recentes prémios de programa são uma extensão natural do relacionamento de trabalho próximo que a nossa equipa construiu com esse cliente e refletem a posição de liderança da BorgWarner no mercado, bem como o nosso desempenho historicamente forte com aplicações similares”, sublinha o responsável, em comunicado.

Reduzir fadiga térmica

Para responder às necessidades de refrigeração em diferentes tamanhos de motores, a BorgWarner disponibiliza duas variações do seu durável refrigerador EGR: “Uma com arquitetura proprietária de núcleo flutuante compacto (CFC) e outra com recurso a um núcleo compacto de arquitetura monobloco para melhor responder às restrições de embalagem mais rígidas”, revela.

Check-up Media BorgWarner logo

Desenvolvido pela BorgWarner para lidar com as tensões causadas por grandes mudanças térmicas esperadas em aplicações de motores de veículos comerciais, o “CFC permite maior vida útil e fiabilidade”, assegura. “Além disso, ao combinar a tecnologia de transferência de calor de tubo híbrido que proporciona um elevado nível de eficiência térmica com um núcleo interno flutuante, a arquitetura CFC atinge um alto nível de durabilidade num pacote compacto, resultando em menos fadiga térmica”, explica.

“A sua arquitetura monobloco é uma solução com custo otimizado usada em muitas aplicações de veículos de passageiros e de médio porte para atingir a meta de fiabilidade”, acrescenta.

Design flexível

A família modular de refrigeradores EGR da BorgWarner inclui quatro designs flexíveis que abrangem tamanhos de motores de 2,0 a 16,0 litros de cilindrada. “Com exceção da carcaça e dos acessórios de montagem, os coolers permitem a padronização da maioria dos componentes principais, aumentando a facilidade de adaptação da tecnologia de uma aplicação para outra”, explica a BorgWarner.

Desde a introdução da tecnologia no mercado, a empresa entregou mais de um milhão de refrigeradores EGR e criou ferramentas de modelagem avançadas para “otimizar projetos, evitar ebulição localizada e melhorar o desempenho”, conclui.

Mais sobre a BorgWarner aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada