BorgWarner fornece tecnologia turbo a nova plataforma híbrida de desportivos

Solução wastegate promete resposta rápida, maior eficiência e até 450 cv numa nova geração de modelos eletrificados de alta performance.
Check-up Media BorgWarner wastegate

A BorgWarner vai fornecer a sua mais recente geração de turbocompressores wastegate para uma nova plataforma híbrida de desportivos de um dos maiores construtores de automóveis do mundo. “O contrato representa mais uma vitória tecnológica da empresa norte-americana e reforça a sua posição como líder global em soluções de propulsão limpa e eficiente”, afirma a BorgWarner, em comunicado.

O início da produção em série está previsto para o terceiro trimestre de 2028 e insere-se num conjunto de novos acordos que a marca tem vindo a celebrar para este tipo de tecnologia — sinal claro da crescente procura por soluções que combinem elevadas prestações com menores emissões.

Conquista importante

“Este acordo é uma conquista importante para a nossa equipa de engenharia e um passo decisivo na parceria com este cliente global”, afirma Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e responsável pela divisão de Turbos e Tecnologias Térmicas.

A tecnologia wastegate desenvolvida pela BorgWarner distingue-se pela sua “resposta imediata, elevada densidade de potência e fiabilidade, ao mesmo tempo que garante um design compacto e leve”, explica a empresa. “Capaz de suportar temperaturas de até 1.050°C, este turbo permite ao motor atingir até 450 cv e 625 Nm de binário, assegurando acelerações rápidas e uma experiência de condução de alto desempenho”, reforça.

Várias versões

Com soluções adaptadas a motores a gasolina entre os 0,9 e os 3,0 litros, os turbos da BorgWarner estão disponíveis nas versões single-scroll, twin-scroll e dual volute, com atuação elétrica.

“Esta última permite libertar, de forma controlada, o excesso de energia no motor, contribuindo para melhor eficiência de combustível e redução de emissões. O sistema foi ainda otimizado para minimizar ruído, vibrações e aspereza, garantindo um comportamento mais refinado e silencioso”, remata.

Mais sobre a BorgWarner aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional