No recente Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas, o BMW Group apresentou o Panoramic iDrive, cujo elemento central é um ecrã widescreen único no mercado, que se encontra posicionado em toda a largura do para-brisas.
Esta foi a primeira de muitas inovações da nova arquitetura Neue Klasse, que sublinha o compromisso do gigante automóvel alemão em definir os padrões de mobilidade do futuro e em que a empresa portuguesa Critical TechWorks (CTW) terá um contributo superior a 40%.
O BMW Panoramic Vision consiste num conceito de Head-Up Display recém-desenvolvido que projeta informações e funcionalidades essenciais ao condutor, de uma forma intuitiva e personalizada.
A projeção de conteúdos do ecrã é realizada, diretamente, na linha de visão do condutor e do acompanhante, melhorando a segurança e a acessibilidade. Através da tecnologia de realidade aumentada e da sua integração com o ecossistema BMW, o Panoramic iDrive garante que os condutores tenham sempre acesso à informação mais relevante, desde dados de navegação a funções de entretenimento. Tudo, sem distrações.
As equipas da CTW estiveram particularmente envolvidas no desenvolvimento da interface de utilizador para todos os modos de condução (Efficient, Pure e Sport, por exemplo) e no serviço centralizado para configurações de modos. Fica, assim, garantida uma experiência de utilizador suave e responsiva, num design interativo, intuitivo e apelativo.
BMW 3D Head-Up Display
Uma característica opcional do BMW Panoramic iDrive adiciona um aspeto tridimensional ao Head-Up Display, integrando informações de navegação e condução automatizada diretamente no campo de visão do condutor. Enquanto centro de desenvolvimento tecnológico do BMW Group, a CTW esteve, também, por detrás do Instrument Cluster, “uma peça central em todos os veículos, fornecendo ao condutor todas as informações necessárias para uma condução segura e envolvente”, como refere João Delgado, chief technical titan da CTW.
O novo BMW Operating System X, outro dos pilares do Panoramic iDrive, permite uma personalização extensa da experiência de condução, incluindo modos de condução personalizáveis, iluminação ambiente e design da interface de utilizador. Este nível de personalização cria uma experiência única e envolvente para cada condutor.
As equipas de UI e UX Design trabalharam em estreita colaboração com as equipas de funcionalidades da CTW para criar uma linguagem estilística coesa e harmoniosa em todas as interfaces.
“Se, no ano passado, já tínhamos um contributo de perto de 40% no desenvolvimento do BMW i5, nos modelos Neue Klasse ultrapassaremos largamente essa participação”, explica Christine Marconcin, launch control director da CTW.
“O novo BMW Operating System X, um dos melhores e mais abrangentes sistemas de infoentretenimento do mundo, está a ganhar ainda mais capacidade e, mais uma vez, a definir o padrão da indústria em interação multimodal”, acrescenta.
E vai mais longe: “O talento nacional está por detrás destes avanços que marcam não só a evolução do BMW Group, mas, também, da própria indústria, fruto da engenharia de elevada qualidade que a CTW entrega à marca desde 2018”.
A responsável destaca ainda o facto de a CTW ser um dos centros de desenvolvimento de software modelo do BMW Group, uma parte integrante do mesmo. A partir do primeiro modelo de produção em série da Neue Klasse no final deste ano, o novo Panoramic iDrive fará parte integrante de todos os futuros modelos BMW.
Mais sobre a BMW aqui.