O novo iX3 é o primeiro modelo da BMW assente na plataforma Neue Klasse. Desenvolvido de raiz para veículos 100% elétricos, integra “soluções avançadas de engenharia, digitalização e sustentabilidade”, revela a BMW, em comunicado.
“Este lançamento é o ponto de partida para mais de 40 novos modelos e atualizações planeados até 2027, confirmando a aposta do BMW Group na mobilidade elétrica”, sublinha a mesma fonte.
Linguagem visual
O design do novo iX3 inaugura uma linguagem visual futurista, combinada com uma nova geração de baterias, quatro supercomputadores e o BMW Operating System X, desenvolvido em parceria com a Critical TechWorks, joint venture sediada em Portugal.
“A tecnologia portuguesa também está presente no sistema Panoramic iDrive, que integra realidade aumentada no para-brisas e uma experiência imersiva no cockpit, bem como no BMW Intelligent Personal Assistant, nos modos de condução, nos sistemas avançados de assistência e na My BMW App”, explica a BMW, no mesmo documento.

Na motorização, o BMW iX3 50 xDrive estreia a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. A tração integral elétrica, com dois motores de nova geração, oferece 469 cv de potência e 645 Nm de binário, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos. A nova bateria cilíndrica de 108,7 kWh garante até 805 km de autonomia (WLTP), com carregamentos ultrarrápidos: até 372 km em apenas 10 minutos e de 10 a 80% em 21 minutos.
Carregamento bidirecional
O modelo também estreia carregamento bidirecional, permitindo utilizar a energia da bateria para alimentar equipamentos (Vehicle-to-Load), abastecer a casa (Vehicle-to-Home) ou até devolver energia à rede (Vehicle-to-Grid, não disponível em Portugal). “Além disso, reduz as perdas energéticas em 40%, o peso em 10% e os custos de fabrico em 20% face à geração anterior”, adianta a marca alemã.
A dinâmica de condução é potenciada pela nova arquitetura e pelo sistema Heart of Joy, um dos quatro supercomputadores do modelo, que integra a gestão da tração, direção, suspensão, regeneração e travagem, garantindo respostas instantâneas e maior eficiência.
Chega em 2026
Produzido na nova fábrica de Debrecen, na Hungria — uma unidade totalmente livre de combustíveis fósseis —, o novo BMW iX3 também reflete o compromisso do grupo com a sustentabilidade. “O modelo reduz as emissões de CO₂ em 34% ao longo do ciclo de vida, utiliza mais de 30% de materiais reciclados e foi concebido para desmontagem e reaproveitamento no fim de vida”, sublinha.

Com chegada prevista a Portugal em março de 2026 e um preço de €72.900, o novo BMW iX3 simboliza a “fusão entre tecnologia de ponta, design visionário e contributo nacional, posicionando a BMW na linha da frente da mobilidade elétrica premium”, conclui.
Mais sobre a BMW aqui.