BMW exibe “pintura mágica” que muda de cor com a eletricidade

A marca alemã aproveitou o CES 2022, em Las Vegas, para apresentar o iX Flow, um SUV elétrico que consegue mudar sozinho de cor, através de impulsos elétricos.

E se um modelo for capaz de mudar a cor da carroçaria como quem muda de camisa? Ou de impulso elétrico, neste caso? A BMW aproveitou a edição do Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, evento de referência mundial nas áreas da eletrónica, tecnologia e inovação, para dar a conhecer ao mundo o seu inovador iX Flow.

Trata-se de um protótipo do recém-lançado SUV 100% elétrico, que estreia a inovadora pintura camaleónica da marca alemã, que muda de cor, sozinho, através de impulsos elétricos.

Esta revolução tecnológica, uma espécie de “pintura mágica” da BMW, responde pelo nome de E Ink e recorre à eletroforese, técnica de separação de moléculas segundo a migração destas num campo elétrico, para mudar a cor dos painéis da carroçaria e outros componentes, como, por exemplo, as jantes.

https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/2022/01/check_up_media_bmw_ix_flow.mov

A marca bávara explica que aquelas superfícies “contam com milhões de microcápsulas com a espessura de um fio cabelo, em que existem pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva”. Tudo por intermédio de impulsos elétricos gerados pelo próprio veículo, quando ativado o sistema através de um simples botão.

Mais sobre a BMW aqui.

Wolf

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Equipamentos