Pioneira. A BMW é a primeira marca de automóveis a equipar os seus modelos com pneus sustentáveis, utilizando borracha natural e rayon, uma fibra obtida a partir da madeira. Já a partir de agosto, a marca alemã receberá os Pirelli P Zero de nova geração, os primeiros certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), e desenvolvidos, especificamente, para equipar o BMW X5 xDrive45e, com as medidas 275/35 R22 o eixo dianteiro e 315/30 R22 para o eixo traseiro.
De acordo com a Pirelli, este pneu foi desenvolvido de acordo com sua estratégia de “perfect fit, dando, assim, resposta às necessidades de desempenho do fabricante alemão para este modelo, tendo sido projetado para “visar, especificamente, a sustentabilidade ambiental juntamente com baixa resistência ao rolamento (pontuação ‘A’ no rótulo europeu de pneus), o que melhora o consumo de combustível e reduz as consequentes emissões. Além disso, os níveis de ruído são mais baixos, o que beneficia ainda mais o meio ambiente”.
“Antes mesmo de chegar à estrada, a mobilidade sustentável começa com as matérias-primas. Com o primeiro pneu com certificação FSC do mundo, a Pirelli demonstra, mais uma vez, o seu compromisso em atingir metas cada vez mais desafiadoras em termos de sustentabilidade, uma prova do trabalho constante em materiais inovadores e processos de produção cada vez mais avançados. Continuamos a investir no crescimento sustentável do nosso planeta, conscientes de que isso também é essencial para o futuro dos nossos negócios”, diz Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sénior de Sustentabilidade e Mobilidade do Futuro da Pirelli.
Para a produção do novo P Zero de 22”, a Pirelli adaptou a sua fábrica em Rome, Georgia, nos EUA, que abastece a unidade da BMW em Spartanburg, a cerca de 370 km de distância, de onde sai o X5 xDrive45e.
Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Rede de Compras e Fornecedores, explica que o objetivo de liderar o caminho em sustentabilidade obriga a assumir responsabilidades. “Temos o compromisso de aprimorar o cultivo da borracha natural e aumentar a transparência na rede de fornecedores desde 2015. A utilização de pneus feitos de borracha natural certificada é uma conquista pioneira no nosso setor. Desta forma, estamos a ajudar a preservar a biodiversidade e as florestas para combater as alterações climáticas”.
“O novo pneu Pirelli certificado pelo FSC é um marco significativo na direção de fornecer benefícios económicos, sociais e ambientais em toda a cadeia de valor da borracha natural. Isso é particularmente importante no contexto dos desafios de sustentabilidade da borracha natural. Damos os parabéns à Pirelli pelo seu compromisso com o fornecimento responsável e por demonstrar que uma cadeia de valor transparente é possível para a borracha natural, desde os pequenos proprietários até ao mercado”, destaca, Jeremy Harrison, diretor de Mercado da FSC International.
Que acrescenta: “Também aplaudimos a BMW por apoiar o desenvolvimento do pneu com certificação FSC e por escolhê-lo para equipar um dos seus novos modelos. Este é um grande passo na direção de uma cadeia de valor da borracha natural mais sustentável, ajudando, assim, a mitigar a desflorestação e apoiar o combate às alterações climáticas. Celebramos a liderança em sustentabilidade demonstrada neste caso e esperamos impulsionar uma transformação mais ampla em toda a indústria”.
Mais sobre a Pirelli aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade