powered by

BMW deixa CES 2023 de “queixo caído” com i Vision Dee

Pintura “mágica” que seleciona até 32 cores através de impulsos elétricos e avatar do condutor projetado no vidro. Saiba de que forma a BMW está a conquistar Las Vegas com o i Vision Dee.

O BMW Group está a partilhar a sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, no Consumer Electronics Show (CES) 2023, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.

Este concept antecipa o futuro modelo de três volumes do segmento médio da marca alemã (Série 3?), com uma nova e simplificada linguagem de design. O nome “Dee” significa “Digital Emotional Experience” (“Experiência Emocional Digital”, em português), sendo esse, precisamente, o seu objetivo: criar um vínculo ainda mais forte entre pessoas e veículos.

As futuras funções digitais irão muito para além do nível de controlo por voz e sistemas de assistência ao condutor, com os quais estamos familiarizados hoje. O BMW Head-Up-Display estende-se ao longo de toda a largura do para-brisas, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. A partir de 2025, esta inovação estará disponível nos chamados modelos da “NEUE KLASSE”.

O BMW Group também refinou a tecnologia de mudança de cor. Depois de ter revelado, no CES do ano passado, o BMW iX Flow com E Ink, que tinha capacidade de mudar de preto para branco, o BMW i Vision Dee consegue, agora, selecionar um máximo de 32 cores exteriores.

Graças às suas capacidades inteligentes, quase humanas mesmo, o BMW i Vision Dee acompanha os condutores não apenas em situações da vida real nas estradas, mas, também, no seu ambiente digital.

Check-up Media BMW i Vision Dee 2
Check-up Media BMW i Vision Dee 3

Prova disso, é o BMW Mixed Reality Slider, que combina com o Head-up Display avançado, sendo o destaque digital e o controlo operacional central do BMW i Vision Dee. Utilizando sensores de toque no painel de instrumentos, o condutor pode decidir por si mesmo qual a quantidade de conteúdo digital que desejam ver no Head-Up Display avançado.

A seleção de cinco etapas varia desde o analógico e informações relacionadas com a condução até ao conteúdo do sistema de comunicação, projeção de realidade aumentada e entrada em mundos virtuais. Paralelamente, também podem ser utilizadas janelas reguláveis para escurecer, gradualmente, a realidade.

E é esta realidade mista que pode ser experimentada no BMW i Vision Dee de forma imersiva, envolvendo diferentes sentidos sem a necessidade de ferramentas adicionais, criando, deste modo, uma nova dimensão de prazer de condução para o utilizador.

A experiência digital começa fora do veículo, com um cenário de boas-vindas personalizado que combina elementos gráficos, efeitos de luz e som. A linguagem natural serve como forma mais simples e intuitiva de interação, permitindo o perfeito entendimento entre ser humano e veículo.

Os faróis e a grelha fechada formam um ícone phygital (fusão de físico e digital) comum numa superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes expressões faciais.

https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/2023/01/PF0009288_264resize.mp4

O que significa que o BMW i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar estados de espírito, como alegria, espanto ou aprovação. O BMW i Vision Dee também pode projetar uma imagem do avatar do condutor na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas.

O design do BMW i Vision Dee foi, de forma deliberada, reduzido para focar a atenção na experiência digital e no ADN da marca. O exterior é definido pelo design clássico de um sedan de três volumes, que forma o núcleo da marca BMW.

Os elementos de design tradicionais, como a grelha em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e a torção Hofmeister, foram reinventados, com ícones phygital a substituir os elementos analógicos. O que dá ao BMW i Vision Dee o seu próprio carácter digital, mas humano.

No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controlos operacionais e ecrãs, para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de conduzir.

O design não convencional do volante, com o seu raio vertical central, cria pontos de contacto que ganham vida quando os dedos se aproximam ou tocam, podendo ser operado movendo o polegar.

Esses pontos de contacto phygital controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisad e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de “mãos no volante, olhos na estrada”.

Mais sobre a BMW aqui.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
Logo Mewa newStratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade