BKT quer faturar 2,6 mil milhões até 2030 e aposta em novos segmentos

Plano estratégico da BKT prevê 400 milhões de dólares em investimentos e entrada nos segmentos TBR e PCR no mercado indiano.
Check-up Media BKT Bhuj

A BKT traçou o seu novo plano estratégico para os próximos cinco anos, com a ambição de alcançar receitas globais de 2,6 mil milhões de dólares (cerca de 2,4 mil milhões de euros) até 2030. O plano, apresentado a 23 de maio, na reunião do Conselho de Administração, inclui investimentos de 400 milhões de dólares, a realizar nos próximos três anos, a serem financiados principalmente por recursos próprios.

A estratégia assenta em três eixos fundamentais: “Reforço da liderança no setor dos pneus fora de estrada (Off-Highway), expansão do negócio de negro de carbono (Carbon Black) e entrada em novas categorias de pneus — especificamente para o mercado indiano, com a estreia nos segmentos Truck & Bus Radial (TBR) e Passenger Car Radial (PCR)”, revela a empresa, em comunicado.

Capacidade de produção

No setor Off-Highway, a BKT pretende consolidar a sua posição de “referência mundial no segmento agrícola”, enquanto reforça a presença em segmentos como rastos de borracha, mineração, construção e indústria.

“Após o arranque comercial dos seus rastos de borracha, a empresa vai ampliar a unidade dedicada, com previsão de entrada em funcionamento no segundo semestre de 2026. Em paralelo, a gama de pneus para mineração será expandida com tecnologia All-Steel Radial até 57”, complementando a oferta atual em Bias”.

A nível geográfico, a estratégia de crescimento centra-se nas Américas, Índia e mercados internacionais selecionados, mantendo uma presença estável na Europa.

No negócio do negro de carbono, a BKT consolidou-se como parceira de confiança de grandes fabricantes de pneus, tanto na Índia como noutros mercados. Agora, avança, também, para os segmentos de especialidade e aplicações técnicas fora do setor dos pneus, onde vê um forte potencial de crescimento. Para sustentar esta ambição, a “capacidade de produção será aumentada de 200 mil para 360 mil toneladas por ano, com conclusão prevista para o início de 2026”, sublinha a empresa.

Check-up Media BKT
Estrutura integrada

O terceiro pilar estratégico passa pela diversificação da oferta. A forte performance nos pneus OHT no mercado doméstico e o crescimento económico da Índia levaram a BKT a anunciar o lançamento de novas linhas para camiões, autocarros e automóveis ligeiros. “Os pneus TBR deverão ser lançados no último trimestre do exercício de 2025–26, seguidos dos PCR no terceiro trimestre de 2026–27. Estes novos segmentos deverão representar 20% das vendas totais até 2030”, adianta.

A multinacional indiana sublinha que o plano assenta numa estrutura industrial integrada, aproveitando sinergias entre unidades de produção e investimentos de marca já consolidados. Esta abordagem modular permitirá escalar o negócio sem comprometer a rentabilidade.

Apesar da incerteza económica global, a BKT encerrou o ano fiscal de 2024–25 com um crescimento de 13% nas receitas, atingindo os 118 milhões de euros. Um desempenho que superou as previsões e reforça a robustez do modelo de desenvolvimento da empresa.

Crescimento orgânico

“Com este plano de desenvolvimento, estamos a definir uma visão clara e ambiciosa para o futuro da BKT – assente em bases sólidas, modularidade e crescimento orgânico. Estamos a entrar em novas categorias de produto com o mesmo foco e consistência que nos guiaram no segmento Off-Highway, sustentados pela confiança que conquistámos a nível global”, afirma Rajiv Poddar, administrador executivo conjunto da BKT.

A meta está definida: alcançar uma quota de 10% no mercado mundial de pneus fora de estrada até 2030. Com um plano estruturado, investimentos cirúrgicos e uma abordagem progressiva, a BKT quer liderar em novos segmentos sem perder de vista os seus valores centrais: “fiabilidade, desempenho e parcerias duradouras”.

Mais sobre a BKT aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada

Pneus