powered by

BKT explica como reduzir compactação do solo e aumentar capacidade de carga

Com aumento da capacidade de carga até 55%, CFO permite aos agricultores fazerem o seu trabalho de forma mais rentável, protegendo o solo.

É do conhecimento geral que reduzir a compactação do solo é bom para as colheitas, tanto em termos de qualidade como de resultados. É, por isso, que os fabricantes de máquinas e de pneus continuam o seu processo de melhoria neste setor, rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como económico”, começa por explicar a BKT.

“Atualmente, os pneus VF (flexão muito elevada) e IF (maior flexão) são a melhor resposta a todos os problemas de compactação do solo, uma vez que têm uma área de pegada maior e requerem uma pressão mais baixa”, acrescenta.

“Estas características permitem à maquinaria agrícola fazer face a cargas mais pesadas”, afirma. “No entanto, existirão tecnologias que nos permitam dar mais um passo em frente?”, questiona a empresa. “A resposta é sim”, diz.

As operações de campo cíclicas (CFO) têm uma marcação especial que surge após o diâmetro nominal da jante, no caso de pneus com rodas motrizes IF ou VF. “Identifica, especificamente, os pneus desenvolvidos para máquinas agrícolas utilizadas em operações cíclicas de campo”, dá conta a multinacional indiana.

“Estamos a falar de pneus robustos com uma grande pegada utilizada em ciclos de cargas em movimento que também incluem picos de peso. Este é, por exemplo, o caso das ceifeiras-debulhadoras durante a fase de colheita ou dos reboques que transportam cereais. No caso destes veículos, registou-se um aumento de peso significativo nos últimos anos em comparação com outros equipamentos”, sublinha.

CFO pode fazer a diferença

“Normalmente, um pneu radial IF é capaz de resistir a mais de 20% da carga em comparação com um pneu radial padrão. Se o pneu tiver, também, a marcação CFO para operações de campo cíclicas, pode suportar até mais de 55% da carga sem aumentar a pressão”, revela.

Check-up Media BKT AGRIMAX FORCE 2

Além disso, os pneus com este tipo de marcação são particularmente adequados para condições de campo húmidas ou lamacentas durante a época de colheita.

Graças a uma maior pegada no solo e capacidade de flutuação adicional, ou seja, tecnologia IF e VF, combinadas com um planeamento cíclico adequado, os agricultores terão mais oportunidades de colheita.

Estas características únicas dos pneus CFO resultam numa maior eficiência e produtividade nas operações agrícolas, bem como num melhor desempenho e durabilidade dos pneus.

“A BKT está consciente das grandes vantagens da CFO e decidiu aplicar esta marcação a vários produtos. Entre estes, o AGRIMAX FORCE, um dos produtos de maior sucesso da BKT, que se destaca graças aos 21 tamanhos IF com marcação CFO”, revela.

Check-up Media BKT V-FLECTO

“Este pneu foi especialmente desenvolvido para ceifeiras-debulhadoras ou tratores de grande cilindrada para operações de colheita, transporte e lavoura”, adianta.

“Dois outros produtos perfeitos para operações de colheita que requerem excelente tração nos campos e uma elevada capacidade de carga são os AGRIMAX TERIS e AGRIMAX RT 600, também estão disponíveis em seis tamanhos IF com marcação CFO”, diz.

“Finalmente, outro produto BKT que beneficia da marcação CFO é o AGRIMAX V-FLECTO, com dois tamanhos VF. Este pneu topo de gama foi concebido para otimizar o desempenho dos tratores de grande cilindrada de nova geração”, afirma.

“Tal como o CFO é específico para operações cíclicas, para a BKT cada aplicação exige o produto certo. Por esta razão, também através do diálogo contínuo com os seus utilizadores e comunidade, a BKT está empenhada em expandir e melhorar a sua gama de produtos encontrando soluções que se adaptem às múltiplas necessidades de todos”, conclui.

Mais sobre a BKT aqui.

Continental ultra contact
NEX Pneus
euromais_banner
Logo Mewa newMercedez EQE BannerAutozitânia Bragalis

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade