BKT estreia Carbon na K 2025 com soluções sustentáveis de negro de carbono

Primeira participação global da multinacional indiana marca aposta em inovação e sustentabilidade para a indústria da borracha e do plástico.
Check-up Media BKT K 2025

A BKT, fabricante multinacional líder em pneus off-highway, vai apresentar, oficialmente, a BKT Carbon na K 2025, a maior feira mundial da indústria de plásticos e borracha, que decorrerá, em Düsseldorf, Alemanha, de 8 a 15 de outubro.

Será a primeira aparição global da divisão de negro de carbono da BKT, “um marco estratégico no caminho da empresa para o fornecimento de soluções sustentáveis e de elevado desempenho para os setores da borracha e dos plásticos”, adianta a empresa, em comunicado.

Durabilidade e estética

No Stand K33, Pavilhão 8a, os visitantes poderão conhecer uma ampla gama de formulações de negro de carbono desenvolvidas para aplicações exigentes, que vão desde películas agrícolas, fios e cabos, plásticos de engenharia e componentes automóveis, até tintas, revestimentos e compostos de borracha. Estes produtos foram concebidos para oferecer resistência, durabilidade e estética, mesmo em ambientes extremos.

Segundo Bajaj, presidente e CFO da BKT Carbon, “a participação na K 2025 é um marco importante, uma vez que nos apresentamos, pela primeira vez, como fornecedor global de negros de carbono especiais. Este passo decisivo vai permitir expandir a nossa oferta para mercados-chave através de um portefólio inovador e sustentável”.

Check-up Media BKT Bhuj

A sustentabilidade é um pilar central na estratégia da BKT. A fábrica de Bhuj já permite a reutilização anual de mais de 75.000 m³ de gás resultante da decomposição do petróleo, reduziu em mais de dois milhões de quilos as emissões de CO₂ e eliminou cerca de 100.000 sacos a granel. A empresa está ainda a investir em combustíveis alternativos, como GNP, GPL, biogás e energias renováveis.

Portefólio competitivo

Para Rajiv Poddar, diretor-geral adjunto da BKT, “levar o nosso negro de carbono à K 2025 não significa apenas apresentar um portefólio competitivo e completo, mas, também, mostrar um modelo industrial baseado em integração, inovação e sustentabilidade. É uma proposta tangível para uma indústria que procura evoluir de forma responsável”, sublinha a mesma fonte.

O plano de desenvolvimento quinquenal da BKT prevê aumentar a capacidade anual de produção de negro de carbono de 200.000 para 360.000 toneladas até 2026, com foco em produtos de elevado desempenho. Cada nova linha de produção será concebida para reforçar os padrões de sustentabilidade e eficiência, garantindo um baixo impacto ambiental.

Mais sobre a BKT aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada

Pneus