“Há grande entusiasmo na BKT para um dos eventos mundiais mais importantes para os setores da terraplanagem, estaleiros, construção, industrial e mineração. Estamos a falar da Bauma, a feira trienal que vai decorrer em Munique, de 24 a 30 de outubro de 2022”, começa por afirma a multinacional indiana.
“Os planos da empresa para a edição deste passam por deixar a sua marca, exibindo, entre outros produtos, três pneus ‘gigantes’ com características incríveis”, acrescenta, em comunicado.
O primeiro é o EARTHMAX SR 468, lançado no mercado em 2021, que é o maior pneu jamais produzido pela BKT. Destina-se a camiões basculantes rígidos e será exposto no tamanho 40.00 R 57, que corresponde a 3,5 metros de altura, 1,13 metros de largura e 3.800 kg de peso.
Segue-se o EARTHMAX SR 46, a expor nas medidas 27.00 R 49 e 33.00 R 51, concebido para camiões basculantes rígidos. O tamanho 33.00 R 51 é equivalente a um diâmetro de 3.061 mm, uma largura de 905 mm e um peso de 2.400 kg, enquanto o 27.00 R 49 tem um diâmetro de 2.688 mm e uma largura de 746 mm.
“Adequado para terrenos rochosos e hostis, este tipo de pneu é particularmente resistente a ataques e perfurações graças à estrutura All Steel, que confere resistência à carcaça e com uma profundidade de banda de rodagem E-4, com resistência extrema em condições muito difíceis. O padrão especial da banda de rodagem e o composto foram, especificamente, concebidos para limitar o calor gerado por este tipo de processo produtivo extremo”, revela a BKT.
E mais vai longe: “As duas referências fazem parte da gama EARTHMAX, projetada para melhor distribuição de cargas no terreno em camiões basculantes, carregadoras de rodas, tratores, motoniveladoras e alguns veículos multiusos. Hoje, inclui 40 pneus diferentes para os setores de terraplanagem, construção, mineração e pedreira, estando disponíveis em muitos tamanhos e variantes compostas”.
Por que razão escolheu a BKT pneus gigantes? “Dada a crescente necessidade de produtividade, a maquinaria será cada vez mais poderosa e necessitará de pneus ainda maiores que transformem o seu poder em tração e, sobretudo, resistência”, explica.
Neste momento, a BKT está a trabalhar em muitas frentes de pneus para o segmento OTR, com particular ênfase em novos compostos de elevada resistência cut&chip ou seja, resistentes a cortes e abrasão, além de misturas ultrarresistentes ao calor, com capacidade para suportar grandes cargas e, ao mesmo tempo, manter um ótimo TKPH (a razão média entre o peso transportado pela máquina e a velocidade de circulação).
“No futuro, algumas ‘revoluções’ do produto pneumático serão, provavelmente, invisíveis para a maioria, mas não menos importantes. Seguramente, os pneus ‘gigantes’ da BKT, não passarão despercebidos na Bauma. Estarão localizados nas áreas exteriores da feira e disponíveis para uma oportunidade fotográfica”, conclui.
Mais sobre a BKT aqui.