BILSTEIN explica tudo sobre como conseguir o ajuste perfeito do veículo

BILSTEIN propõe-se a dar “dicas” de especialista para obter um rebaixamento razoável e uma potência perfeita na estrada. “Os erros são persistentes”...

“Rebaixar é uma necessidade absoluta no tuning. Portanto, os coilovers são muito populares entre os profissionais e estão em alta. Surpreendentemente, alguns mal-entendidos e erros são persistentes nos produtos populares”, diz a BILSTEIN, que, neste artigo, se propõe a dar “dicas” de especialista para obter um rebaixamento razoável e uma potência perfeita na estrada”.

Centro de gravidade baixo

Uma suspensão desportiva com molas mais curtas, combinada com amortecedores apropriados, permite um centro de gravidade mais baixo dos veículos com ela equipados.

“Mas os compradores preocupados com o preço, por vezes, apenas adaptam as molas redutoras, combinando-as com os amortecedores OE existentes. No entanto, para acertar, desde o início, a BILSTEIN recomenda, também, adicionar amortecedores desportivos novos e confortáveis ​​e novos rolamentos de suporte às molas para manter o manuseamento harmonioso e consistente em geral”, afirma.

“O objetivo de tais medidas é projetar todas as configurações de suspensão mais desportivas do que para um veículo de série. O resultado é um manuseamento visivelmente melhor”, assegura a empresa, em comunicado.

Um veículo pode ser ajustado de forma ainda mais variável com coilovers. “Em vez de uma configuração fixa, o colar de mola é movido para cima ou para baixo usando o ajuste roscado. Isso é feito através de uma rosca de parafuso no suporte. O que torna relativamente fácil ajustar no veículo e adaptá-lo às condições específicas. Resumindo: toda suspensão coilover é uma suspensão desportiva, mas nem toda suspensão desportiva é uma suspensão coilover”, frisa.

Entusiastas do tuning

“Ao contrário das molas rebaixadas, onde os amortecedores OE permanecem no seu nível definido, alguns coilovers também são flexíveis, oferecendo amortecimento ajustável do estágio de ressalto”, adianta.

“Tal permite que os entusiastas de tuning, orientados para o desempenho, ajustem os seus veículos com maior precisão de acordo com as suas preferências pessoais ou requisitos específicos, como peso do veículo, características dos pneus ou condições da estrada”, frisa.

A faixa ajustável para coilovers é definida ao milímetro como uma faixa “de-para”. As suspensões BILSTEIN têm uma faixa de ajuste testada que é inserida nos documentos do veículo.

Check-up Media BILSTEIN sport suspension 2

O técnico da BILSTEIN, Alexander Kranz, explica: “Muitas vezes, assume-se, erradamente, que cada milímetro para cima ou para baixo também é refletido com precisão na altura do veículo. No entanto, este não é o caso porque, eventualmente, a mola também tem uma palavra a dizer”.

Dito de outra forma, “a altura do veículo é a soma da altura funcional atual da placa de mola mais a mola de rolamento de escora. A propósito, o amortecedor do eixo traseiro só é envolvido no nível de altura se for projetado para ser apoiado por mola”, sublinha.

Documentação do estado anterior

Para poder avaliar, objetivamente, a mudança de altura após o abaixamento, a condição anterior deve ser documentada. “Na posição de construção em terreno plano, medido verticalmente do centro do cubo da roda até ao rebordo inferior do guarda-lamas em todas as rodas. Para comparação, a condição posterior é usada, mas somente após a medição da suspensão e configuração extensa ou test drive”, conclui.

Mais sobre a BILSTEIN aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Lizarte novo m-rec otimizadoSparkes_mrec_01_02_2023DaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Internacional