“A BILSTEIN oferece, tradicionalmente, uma vasta gama de produtos para cada aplicação. Mas qual o amortecedor de substituição OE mais adequado ao cliente?”, começa por referir o comunicado.
Neste artigo, o fabricante explica que modelos de amortecedores devem as oficinas recomendar aos condutores em função do tipo de veículo que utilizam e da aplicação a que se destinam.
Comecemos pelo B4, citando Mustafa Yavuz, do Suporte Técnico da BILSTEIN, que, segunda esta, é a pessoa de contacto perfeita. “Todos os dias, o mestre mecânico aconselha oficinas independentes e condutores, respondendo a perguntas sobre tecnologia de suspensão e amortecedores”.
De acordo com o responsável, “na maioria dos casos, o nosso BILSTEIN B4 é a melhor escolha. Se o cliente ficou satisfeito com as características de condução da suspensão original intacta, então o B4 é exatamente o amortecedor certo para ele”.
E vai mais longe: “Afinal, restaura a experiência de condução ideal, tal como no primeiro dia. Este amortecedor oferece a mais elevada qualidade OE e tem uma enorme cobertura de mercado e rápida disponibilidade, pelo que as oficinas basicamente acertam tudo com ele”.
Agora, o B6, que é anunciado como a escolha certa para quem tem requisitos especiais em termos de manuseamento e espera maiores reservas de desempenho para uma vasta gama de situações exigentes do quotidiano.
“Com a sua configuração especial de amortecimento, é particularmente adequado para veículos frequentemente carregados, para operação de reboque (caravanas) ou para veículos com depósito de gasolina”, diz.
Mais: “A utilização de amortecedores B6 também é recomendada para cargas externas temporárias, como um porta-bicicletas com e-bikes pesadas. Isto ocorre porque o peso adicional na área traseira aumenta significativamente a carga da barra de tração que atua no eixo traseiro”, refere.
“O B6 garante uma estabilidade de condução fiável em tais situações. Mas mesmo os condutores desportivos beneficiam das características de condução melhoradas”, dá conta o mesmo documento.
“Uma vantagem agradável é que não é necessária uma mudança adicional de mola. Desde 2022, existe, também, uma linha de produtos especial, B6 Camper e B6 Camper Advanced, especialmente para autocaravanas”, frisa.
Mustafa Yavuz complementa o raciocínio: “Para estas aplicações, temos o nosso amortecedor de elevado desempenho B6, que oferece melhor desempenho de amortecimento e garante estabilidade de condução, mas, também, conforto de condução ao mais alto nível em qualquer situação. Tal como o B4, o B6 também não necessita de registo e pode ser instalado de acordo com o princípio plug-and-play”.
Para cada aplicação em veículos, o amortecedor B6 tem de passar por uma extensa gama de testes, como revela o diretor da BILSTEIN Academy, Rainer Popiol. “Os nossos testes práticos são únicos no mercado de reposição. Muitos outros fabricantes de amortecedores aumentam apenas a força de amortecimento para permitir uma carga maior”.
E complementa: “Na BILSTEIN, no entanto, o comportamento de condução é exaustivamente testado numa ampla variedade de situações de condução, a fim de poder elaborar as curvas características perfeitas para o ajuste ideal dos amortecedores”.
Quanto ao B8, que se baseia no B6, foi desenvolvido como um amortecedor de elevado desempenho para automóveis desportivos. “O B8 é o amortecedor perfeito para uma condução especialmente desportiva”, afirma Mustafa Yavuz.
E acrescenta uma característica típica: “O amortecedor de elevado desempenho é encurtado e pode, assim, garantir a pré-carga das molas de descida ou das molas desportivas”.
Segundo enfatiza, “o B8 foi concebido para quase todos os conjuntos de molas rebatíveis e suspensões desportivas originais, oferecendo uma vantagem notável em termos de segurança e desempenho desportivo”.
Dicas úteis, bem como informações sobre cursos de e-learning e formação da BILSTEIN Academy, podem ser encontradas no seguinte link: https://workshop.bilstein.com/de/stossdaempfer-vergleich-b4-b6-b8/.
Mais sobre a BILSTEIN aqui.