“As autocaravanas, por norma, são construídas numa plataforma de carrinha de entrega e ‘herdam’ a sua configuração também nessa forma. No entanto, as autocaravanas são, significativamente, mais pesadas devido às suas instalações fixas. Portanto, uma verificação completa da suspensão na oficina é recomendada antes do início da nova temporada de viagens”, aconselha a BILSTEIN.
“Quando os passageiros se percebem do rolar e do balançar ou da diminuição do conforto da condução, já o desgaste dos componentes está bem avançado, porque esse é um processo gradual”, alerta.
“Porém, a perda de controlo já é iminente durante manobras evasivas repentinas, curvas fechadas ou fortes ventos cruzados muito antes deste ponto. Se os amortecedores estiverem prontos para substituição, é aconselhável considerar uma atualização na forma do BILSTEIN B6 Camper ou Camper Advanced”, explica a empresa, em comunicado.
Essas linhas de produtos, recém-introduzidas no mercado, em 2022, resultam num “manuseamento visivelmente mais confortável e seguro a custos controlados”, diz.
“Além disso, o esforço de instalação não é maior do que com amortecedores convencionais. A gama abrange autocaravanas, furgões e veículos semi-integrados, baseados no Fiat Ducato (a partir do ano modelo 2006) e nos veículos praticamente idênticos da Citroën e da Peugeot”, sublinha a BILSTEIN.
Os amortecedores de elevado desempenho BILSTEIN B6 Camper melhoram, significativamente, o manuseamento. Tal ocorre porque as propriedades de absorção de impacto foram adaptadas aos parâmetros de trailers com base em milhares de horas de testes de estrada. A configuração especial resulta em maior segurança em ventos cruzados e curvas, graças à aderência ideal, enquanto a elevada tração e o manuseamento preciso contribuem para uma condução mais intensa.
Ao mesmo tempo, o conforto de condução aumenta. A redução do ruído por intermédio de uma melhor absorção de choque contribui para isso tanto quanto o aumento do conforto através de um comportamento de rolamento otimizado em paralelepípedos e em passagens de nível.
O BILSTEIN B6 Camper Advanced funciona com absorção de choque seletiva de amplitude com base no princípio DampMatic. “Tem, portanto, um ajuste característico suave ao cruzar e um ajuste apertado durante manobras evasivas. O amortecedor seleciona uma das duas curvas características de forma totalmente automática, com base num processo mecânico utilizando as vibrações transmitidas pela estrada”, explica a empresa.
Simplificando, o princípio DampMatic funciona da seguinte forma: “Na ‘configuração suave’, o óleo do amortecedor flui através do pistão principal e de um bypass especial. Se a amplitude de vibração se tornar maior devido à situação de condução, o pistão de controlo move-se para a sua paragem devido à excitação repentina”, dá conta.
“Isso fecha o desvio e o fluxo de volume completo é controlado pelo pistão principal. Como o fluxo é reduzido, o amortecedor comporta-se de forma mais apertada”, esclarece o comunicado.
Mais sobre a BILSTEIN aqui.