A Bentley Motors apresentou o seu mais recente conceito de luxo no interior do seu novo estúdio de design, que também abriu, oficialmente, as portas pela primeira vez na semana passada.
O EXP 15 representa a visão de design da Bentley para o futuro, ao inspirar-se no legado dos Grand Tourer do início do século 20 e reinterpretá-lo, de forma totalmente moderna, para o século 21.
O modelo à escala real, com mais de cinco metros de comprimento, apresenta uma grelha vertical icónica, um longo capot “infinito” e um habitáculo recuado, reminiscente do Bentley Speed Six Gurney Nutting Sportsman Coupé de 1930, frequentemente conhecido como “Blue Train”.
Este Bentley lendário está associado a uma corrida entre Woolf Barnato – então presidente da empresa e famoso “Bentley Boy” – e o comboio expresso de luxo (Le Train Bleu), de Cannes, no sul de França, até Calais, no norte, tendo chegado a Londres antes de o comboio alcançar Calais.
Em combinação com superfícies exteriores ultramodernas, detalhes de iluminação de alta tecnologia e elementos aerodinâmicos ativos, o concept de 2025 assenta, decididamente, no presente e no futuro.

Apesar de não se destinar à produção nem à comercialização, o EXP 15 levanta o véu sobre o design dos futuros modelos da Bentley, incluindo o primeiro automóvel totalmente elétrico da marca, com lançamento previsto para breve.
Configuração invulgar
No interior, a abordagem estilística assume ser, igualmente, visionária. Criado através de software de realidade virtual (VR), que permite aos clientes ver e experimentar uma maior variedade de configurações possíveis, o habitáculo combina elementos físicos contemporâneos familiares – como bancos de luxo, tablier em forma de asa, volante, mostradores e botões – com elementos digitais futuristas fascinantes, que podem surgir em destaque ou desaparecer discretamente, consoante o estado de espírito do condutor ou a necessidade funcional.
A configuração é invulgar por incluir três lugares e três portas – em vez dos habituais quatro ou cinco lugares – permitindo maior luxo em movimento para os poucos privilegiados.
Inclui, também, soluções inovadoras de arrumação para bagagem de mão e/ou animais de estimação. Quando parado, até a bagageira pode assumir um papel duplo como espaço de piquenique sofisticado.
A escolha dos materiais é meticulosa em todo o veículo, combinando o tradicional, artesanal e sustentável com o ultramoderno, técnico e futurista. Por exemplo, um tecido 100% de lã da Fox Brothers – inventores do tecido resistente a espinhos e tecelões ingleses com cerca de 250 anos de história – é utilizado num efeito em tons de ameixa no interior, em perfeita harmonia com diversos acabamentos leves em titânio impressos em 3D.

A experiência do utilizador (UX) é, também, essencial no EXP 15, concebido para agir como uma mistura inteligente e atenciosa entre um maestro fabuloso e um chef de renome, tudo num só.
Pintura moderna
O exterior do EXP 15 é dominado por uma pintura acetinada de metal-líquido, denominada Pallas Gold, que, se observada com atenção, apresenta reflexos brancos-dourados e é inspirada em vários elementos de níquel do histórico Bentley Speed Six, incluindo a grelha e os puxadores das portas.
Mas o que torna esta pintura moderna é um pigmento de alumínio ultrafino, novo no mercado, que permite a sua utilização na carroçaria em frente a dispositivos de radar de segurança que ainda podem transmitir “através” dela sem reduzir a qualidade do sinal.
Além disso, a elevada capacidade refletora do revestimento facilita a sua deteção por sistemas LiDAR e, por conseguinte, é adequado para o tráfego onde estão implantados outros sistemas de condução autónoma.
Na realidade virtual interior do EXP 15, a equipa de cores, acabamentos e revestimentos criou quatro temas, com uma mistura de materiais tradicionais e modernos. Na parte de trás da cabina, os designers imaginaram a utilização de um tecido jacquard de seda fina para promover o bem-estar.

Tecido num dos mais antigos moinhos do Reino Unido pela empresa britânica Gainsborough, fundada em 1903 – e fornecedora de tecidos à Rainha desde 1980 – o material natural histórico está em perfeita harmonia no mesmo interior do que uma nova malha metálica de tecido fino denominada “Acrylic Couture”, encapsulada em acrílico e que, quando iluminada, pode criar efeitos 3D radiantes no painel de instrumentos.
Do mesmo modo, os materiais retroiluminados encontram-se por detrás de folheados recortados com a assinatura da Bentley nos painéis das portas e noutros locais, para acrescentar um ambiente ainda mais futurista.
Tração integral elétrica
Apesar de ser, antes de mais, um concept de design dramático, os criadores do EXP 15 consideraram, naturalmente, o grupo propulsor elétrico que irá permitir as Grand Tourer do século 21 apresentar uma faceta sustentável e uma elevada performance, sem esforço.
Para tal, o EXP 15 foi concebido com uma unidade de tração integral totalmente elétrica, dispondo de autonomia alargada e velocidades de carregamento compatíveis com a comodidade que os clientes esperam de um Bentley. Mas, enquanto conceito de design, não são fornecidos mais pormenores sobre as suas especificações técnicas nem sobre a sua possível plataforma.

Embora o coupé Speed Six Gurney Nutting Sportsman de 1930 tenha estimulado a criatividade da atual equipa de design, o EXP 15 está longe de ser um exercício retro ou de olhar para o passado, quando os automóveis não se assemelhavam em nada uns aos outros.
O EXP 15 também não é uma antevisão do veículo Bentley de produção mais pequeno e totalmente elétrico previsto para 2026. No entanto, as sugestões subtis de design relacionadas com esse primeiro automóvel são realçadas na forma exterior deste concept, bem como as ideias digitais e técnicas no interior que poderão tornar-se realidade a longo prazo.
Mais sobre a Bentley aqui.