Bentley apresenta novo emblema contemporâneo

Antecipando um novo concept que será revelado a 8 de julho, a marca britânica mostra a quinta evolução do seu emblema em 106 anos de história.
Check-up Media Bentley new logo

A Bentley Motors revelou um novo emblema “Bentley Wings”, o primeiro passo de uma revolução no design e na identidade da marca britânica. Este novo “Winged B” representa apenas a quinta evolução do emblema ao longo dos 106 anos de história da Bentley e será apresentado ao público com a revelação de um concept visionário a 8 de julho, data que assinala, também, a inauguração do Estúdio de Design na sede da marca, em Crewe, Inglaterra.

O design original do “Winged B” foi criado por F. Gordon Crosby, em 1919. Seguiram-se evoluções em 1931, na década de 1990 e em 2002, mas o novo design de 2025 representa a maior transformação deste símbolo icónico em mais de um século de história.

Desenvolvido internamente pela equipa de design da Bentley, sob a direção atenta de Robin Page, diretor de Design, o novo “Winged B” assinala o início de um capítulo para a marca Bentley e o seu ADN. Criado com confiança, rigor e criatividade, o novo emblema simboliza um futuro entusiasmante para a Bentley.

O novo emblema será apresentado na secção dianteira de um concept visionário ainda por revelar, que assinala o início de uma era na linguagem de design da Bentley.

Com apresentação marcada para a próxima semana, 8 de julho, este concept — embora não esteja previsto passar à produção — oferece um vislumbre da direção que Robin Page pretende imprimir ao estilo da Bentley numa futura geração de modelos, inspirada num icónico Bentley do passado.

Check-up Media Bentley new logo 2
Forma moderna e progressiva

O design do novo Winged B foi liderado por Robin Page, com o apoio de uma equipa interna pequena e dedicada. Num primeiro momento, foi lançado um concurso interno que permitiu a toda a equipa de design submeter propostas e esboços criativos.

O estilo final selecionado foi proposto por Young Nam, membro da equipa de design de interiores, e a partir desse conceito foi desenvolvido e refinado o emblema agora apresentado.

A missão ao conceber o novo emblema foi captar alguns dos pormenores mais elegantes dos designs anteriores – como o padrão em losango das asas interiores e a joia central com o “B” – mas reinterpretá-los de forma mais moderna e progressiva.

A forma das novas asas é mais aguçada e dramática do que a versão anterior – evocando mais as asas anguladas de um falcão-peregrino do que as formas suaves do passado. As penas inferiores sob o “B” foram totalmente removidas, resultando numa silhueta visualmente mais limpa.

O centro das asas mantém a joia central com o “B”, agora redesenhada de forma a poder funcionar autonomamente como elemento gráfico, mesmo sem as asas. A joia foi cuidadosamente trabalhada para refletir a atenção ao detalhe típica do design de relógios de luxo, incluindo uma aresta de vidro biselado, moldura metálica chanfrada e um efeito tridimensional com o “B” gravado em profundidade sob a superfície.

Check-up Media Bentley Bentayga Speed
Lição de história

Os elementos que compõem a iconografia da Bentley mantiveram-se inalterados ao longo do tempo – um “B” proeminente no centro do design, ladeado por um par de asas com penas. Quando W.O. Bentley fundou a sua empresa automóvel, em 1919, procurava um emblema que encapsulasse a sua ambição de ultrapassar os limites da performance.

Recorreu, então, ao seu amigo F. Gordon Crosby, o mais célebre artista automóvel da era pré-guerra, conhecido por dar vida a corridas distantes e viagens pelo continente nas páginas da revista The Autocar.

Crosby criou o emblema original “Winged B” – com o “B” de Bentley inserido num par de asas, escolhidas para representar a emoção do movimento – e, talvez, também como referência ao passado de W.O. Bentley como engenheiro de motores para aviões de combate na Primeira Guerra Mundial.

Para garantir autenticidade, Crosby atribuiu um número diferente de penas a cada asa, tornando o emblema absolutamente único e mais difícil de falsificar.

Quando a Bentley passou para a propriedade da Rolls-Royce, em 1931, foi criado um novo emblema. Esta segunda versão era simétrica, com 10 penas retas de cada lado, ladeando um “B” mais simples inserido num oval preto liso.

Check-up Media Bentley Continental GT Speed
Pompa e circunstância

Esta versão foi a que se manteve por mais tempo na história da empresa, estando em uso até à terceira revisão do emblema, por volta de 1996 – altura em que, numa homenagem a Crosby, o “B” central foi redesenhado para evocar o original, o emblema tornou-se mais ornamentado e as asas recuperaram uma curvatura mais pronunciada.

Após a aquisição da Bentley pelo Grupo Volkswagen, em 1998, o emblema foi novamente redesenhado em preparação para o lançamento do primeiro Continental GT, em 2002.

Para a nova era da Bentley, inaugurada pelo Continental GT — um automóvel que aumentou a produção anual de 1.000 para 10.000 unidades — foi criado um novo “Winged B”.

Este emblema prestava homenagem ao original de 1919, regressando a um design assimétrico, com 10 penas do lado esquerdo e 11 do lado direito. Este “Winged B” tem sido, desde então, a principal identidade visual da Bentley.

O novo “Winged B” de 2025 terá duas estreias na próxima semana. Primeiro, será oficialmente revelado no campus da Bentley, em Crewe, Inglaterra, na segunda-feira, 7 de julho, como parte da inauguração do moderno Estúdio de Design da Bentley.

Este espaço, de três pisos, foi criado no edifício original da sede da fábrica, construído, pela primeira vez, em 1938. Na terça-feira, 8 de julho, será apresentado o novo concept, o primeiro modelo Bentley a exibir as novas asas.

Mais sobre a Bentley aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada