Ano após ano, especialistas da Divisão de Revestimentos da BASF criam uma nova coleção para inspirar designers de automóveis em todo o mundo. A coleção 2022-2023 responde pelo nome de NEW ARRAY, “oferecendo tons inovadores com foco crescente na sustentabilidade e funcionalidade, enquanto ainda se move para novos e emocionantes espaços de cores”, explica o comunicado.
“O título da coleção, NEW ARRAY, refere-se ao processo cuidadoso de ordenar valores e responder a novas necessidades. É como estar numa escada rolante. É um meio de transporte que não pertence ao nível anterior nem ao próximo, levando a pessoa a um espaço liminar intermédio. Esta coleção mergulha nesse espaço para olhar para o futuro da mobilidade”, acrescenta.
EMEA: as portas da possibilidade estão abertas
“As cores da Europa, Médio Oriente e África alcançam elevada cromaticidade com novos pigmentos espetaculares, permitindo novos tons lindos e intensos”, enfatiza.
“Os tons mais escuros são finos e suaves. Tons de cores neutras brincam com uma aparência virtual, adicionando informações de cores subtis. Os efeitos existem para apoiar a ideia e a impressão visual”, revela o mesmo documento.
“No geral, a identidade é mostrada não apenas através da singularidade, mas, também, na capacidade de estender subtilmente o carácter único de diversas posições ou efeitos de cores”, diz Mark Gutjahr, responsável de Automotive Color Design da BASF na EMEA.
Ásia-Pacífico: permanecendo num espaço liminar
“Colocando-se num espaço liminar, as cores da Ásia-Pacífico trazem-nos conforto, felicidade, tempero e soluções que refletem a individualidade humana, que está a expandir-se e a ganhar importância. Mostram às pessoas como viver suavemente e aprofundadamente as suas próprias narrativas”, explica.
“As cores da Ásia-Pacífico moldam um futuro positivo e realista. Desenham s sua própria história, permitindo que a pessoa se alinhe com a sua identidade colorida longe das pressões sociais”, destaca Chiharu Matsuhara, responsável de design automóvel da BASF na Ásia-Pacífico.
Américas: visões de progresso
“A sociedade está a lutar com a sua atração direcional, para se mover numa estética radicalmente diferente sem perder o contacto com a aparência sofisticada e efeitos atraentes. Visões de progresso emanam das cores das Américas com profundidade, textura e compatibilidade. Expressões de opções naturais e simplificadas atraem indivíduos e comunidades para abraçar espaços liminares”, refere o comunicado.
“Lidando com uma infinidade de emoções e condições associadas a identidades individuais e comunitárias, pode encontrar-se consolo e aceitação além dos limites típicos da vida tangível”, afirma Liz Hoffman, responsável de design automóvel da BASF para as Américas. “Atravessar a incerteza liminar pode, em última análise, fornecer base e oportunidades para vermos o futuro”, acrescenta.
Expertise em cor da Divisão de Revestimentos
“Todos os anos, os designers da Divisão de Revestimentos da BASF estudam as tendências futuras que utilizam como base para o desenvolvimento de posições de superfície, textura e cor”, dá conta a nota de imprensa.
E conclui: “Inspiram-se na indústria, moda, produtos de consumo, natureza, tecnologia e muito mais. Esta pesquisa é partilhada com os clientes da BASF e com os designers de automóveis para impulsionar futuros planos de produção em massa”.
Mais sobre a BASF aqui.