O Grupo Iveco anuncia a escolha da BASF, empresa química líder mundial e maior fornecedor de produtos químicos para a indústria automóvel, como o seu primeiro parceiro para fornecer uma solução de reciclagem para as baterias de iões de lítio dos veículos elétricos.
Esta decisão insere-se na estratégia de economia circular do Grupo Iveco, que segue o princípio “4R” (Reparação, Renovação, Reutilização e Reciclagem) para aumentar a vida útil das baterias e, ao mesmo tempo, reduzir o seu impacto ambiental global.
O Grupo Iveco garantirá o cumprimento com a política de Responsabilidade Estendida do Produtor, que responsabiliza os produtores por todo o ciclo de vida dos produtos que colocam no mercado, desde a sua conceção até ao fim da sua vida útil.
A BASF, que inaugurou, recentemente, o primeiro centro europeu de produção de materiais para baterias e reciclagem de baterias em Schwarzheide, na Alemanha, organizará e gerirá todo o processo de reciclagem de baterias de iões de lítio utilizadas em carrinhas, autocarros e camiões elétricos do Grupo Iveco.
O acordo inclui recolha, embalagem, transporte e reciclagem de baterias em vários países europeus, incluindo, mas não limitado, a França, Alemanha e Reino Unido. Após a recolha, a BASF processará, mecanicamente, as baterias numa massa negra, da qual matérias-primas essenciais, como níquel, cobalto e lítio, poderão ser extraídas e recuperadas para utilização no fabrico de novas baterias.
Cumprir metas
Assim, a BASF estabelecerá a cadeia de valor completa de reciclagem de baterias na Europa para fornecer localmente metais reciclados com baixa pegada de carbono para a indústria de baterias.
“Pensar no ciclo de vida é uma das nossas prioridades estratégicas de sustentabilidade”, afirma Angela Qu, diretora da cadeia de abastecimento do Grupo Iveco. “A BASF partilha esta abordagem connosco e a sua extensa rede de recolha de baterias e capacidades de reciclagem na Europa irão ajudar-nos a fechar o ciclo entre baterias novas e em fim de vida”, reforça.
E vai mais longe: “Trabalhando juntos, permitiremos uma economia circular e reduziremos a nossa pegada de CO2, o que está totalmente alinhado com o compromisso do grupo, de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2040”.
“A parceria com a Iveco é o nosso primeiro acordo para reciclar baterias de carrinhas, autocarros e camiões elétricos, sendo um passo importante para que o nosso negócio de reciclagem de baterias expanda as nossas atividades para o espaço de veículos comerciais”, refere, por seu turno, Daniel Schönfelder, presidente da divisão da BASF Catalysts, que também é responsável pelos materiais de bateria da empresa e pelo negócio de reciclagem.
Segundo enfatiza, “isto permitir-nos-á fortalecer ainda mais a nossa rede europeia de recolha e continuar a fazer progressos neste mercado em desenvolvimento. Com as nossas soluções de reciclagem, pretendemos ajudar o mercado europeu a fechar o círculo e a cumprir os ambiciosos requisitos políticos centrados na economia circular do Regulamento de Baterias da UE”.
Mais sobre a BASF aqui.