Na 47.ª Competição WorldSkills, que se realizou em Lyon, França, mais de 1.400 competidores de cerca de 70 países e regiões participaram no evento. “A Divisão Revestimentos da BASF, parceiro global exclusivo da indústria para a competição de pintura automóvel, apoiou os jovens talentos e especialistas de todo o mundo com a sua linha Glasurit 100, o sistema de pintura automóvel premium líder mundial”, adianta, em comunicado.
Esta solução é conhecida pelo seu desempenho excecional, suportado por resultados de referência comprovados em tempo de processo, consumo e sustentabilidade”, acrescenta.
“Todos os finalistas e profissionais do WorldSkills foram treinados em formato híbrido por especialistas da Glasurit através de uma série de webinars digitais exclusivos, cursos de formação online e cursos de formação selecionados realizados nos Centros de Competência em Repintura de classe mundial, com o apoio da Glasurit e da Refinity, as plataformas de aprendizagem e informação mais abrangentes do setor da repintura”, diz.
23 pintores talentosos defrontaram-se e, após uma emocionante competição de quatro dias, foram apurados os campeões mundiais na habilidade de “Pintura de Automóveis”.
A medalha de ouro foi para Yuto Hoshino, do Japão, enquanto a medalha de prata foi atribuída aos melhores pintores de automóveis da Europa: Lara Kaufmann, da Suíça, Jason Scherer, da Alemanha, e Ronan Le Tutour, de França.

Práticas sustentáveis
Durante o evento, todos os finalistas de pintura automóvel foram avaliados pelo seu nível de ecoeficiência no processo de aplicação da tinta, promovendo a excelência em práticas sustentáveis.
“Ao utilizar a linha Glasurit 100, Refinity e materiais relacionados com a pintura da SATA e 3M, os pintores de automóveis são encorajados a usar a quantidade exata de tinta para obter resultados da mais elevada qualidade, melhorando, assim, a ecoeficiência tanto para o ambiente como para o negócio”, explica a BASF.
O prémio “Prática de Sustentabilidade” reconhece os concorrentes que demonstram a utilização mais eficiente de materiais e produtos. Na WorldSkills Lyon 2024, os resultados foram alcançados, pela primeira vez, com a linha Glasurit 100 e Refinity.
“Sabemos que o desenvolvimento de competências é um impulsionador fundamental da sustentabilidade, especialmente quando se está no cerne das estratégias governamentais, industriais e educacionais”, começou por afirmar David Hoey, CEO da WorldSkills International.
“Juntamente com os nossos parceiros, efetuámos esforços adicionais para desenvolver objetivos tangíveis para a gestão responsável do evento e do seu impacto, especialmente no que diz respeito ao ambiente”, acrescentou.
E foi mais longe: “Parabéns à Glasurit por ser pioneira na sustentabilidade com a sua linha 100 e por continuar a liderar o caminho e a moldar a pintura de automóveis com os processos e soluções mais inovadores”.

Elevar o nível
Entre os 23 concorrentes, a Glasurit e a SATA atribuíram o primeiro lugar à preparação mais eco-eficaz do processo a Yuto Hoshino, do Japão. O segundo lugar foi para Vikash, da Índia, e o terceiro posto coube a Hui-Shan Chen, de Taipé.
“O WorldSkills Lyon 2024 foi um evento verdadeiramente inspirador este ano, espetacular em todos os sentidos. A paixão e a excelência demonstradas pelo elevado nível de talento na competição de competências em pintura automóvel foram fenomenais”, enfatizou Chris Titmarsh, vice-presidente sénior global de Revestimentos de Repintura Automóvel da BASF.
“Elevámos o nível com a linha Glasurit 100 e estamos a estabelecer novos padrões para o desenvolvimento sustentável das competências exigidas pela indústria. Com a WorldSkills e os nossos parceiros de formação, estamos empenhados em fornecer uma força de trabalho ainda mais diversificada e altamente qualificada para liderar o futuro da reparação de colisões”, reforçou.
O primeiro Museu WorldSkills do mundo foi inaugurado em Xangai, na China, em 2023, com a presença especial da marca Glasurit da BASF. A 48.ª edição do evento WorldSkills realizar-se-á em Xangai, no próximo ano.
Mais sobre a BASF aqui.