BASF Coatings inaugura centro de pesquisa de eletrorrevestimentos

O revestimento eletroforético ou catódico (e-coat) protege a carroçaria do veículo da corrosão e uniformiza a rugosidade das superfícies metálicas pré-tratadas.

A BASF Coatings inaugurou um centro de pesquisa para revestimento eletroforético por imersão na sua sede, em Münster-Hiltrup, na Alemanha. O revestimento eletroforético ou catódico (e-coat) protege da corrosão as superfícies, rebordos e cavidades da carroçaria do veículo e uniformiza a rugosidade das superfícies metálicas pré-tratadas, proporcionando, assim, a base ideal para a aplicação das subsequentes camadas de tinta.

“Investimos 15 milhões de euros no novo edifício em Münster”, disse Mathias Schöttke, diretor administrativo da BASF Coatings GmbH. “A saúde e a segurança dos nossos colaboradores são particularmente importantes para a BASF”, frisou.

“É, por isso, que, durante a fase de planeamento, não apenas demos prioridade à qualidade e a eficiência do processo de revestimento, como, também, à ergonomia e à segurança do trabalho desde o início”, revelou.

Frank Naber, responsável da Unidade de Negócio Automotive OEM Coatings Solutions da BASF Coatings EMEA, afirmou: “No nosso novo centro de pesquisa de e-coat, podemos simular os processos e sistemas de pintura dos nossos clientes”.

E foi mais longe: “Podemos revestir peças originais pré-tratadas dos nossos clientes sob as condições das suas linhas de pintura individuais num tanque de imersão de 2.000 litros e secá-las num forno de câmara. Peças essas que podem ser portas, guarda-lamas ou capots”.

Além disso, o centro de pesquisa dispõe de dois suportes de ultrafiltração e filtragem, com os quais a qualidade e a estabilidade dos novos e-coats podem ser testadas nas condições dos clientes antes de o tanque ser cheio pela primeira vez.

Check-up Media BASF new electrocoat research center 2

“Desta forma, podemos garantir que a qualidade do revestimento está num nível muito elevado imediatamente após a mudança para um novo material e-coat e cumpre as especificações do cliente. Graças a estas condições técnicas, estamos a dar mais uma contribuição significativa para o sucesso dos nossos clientes”, reforçou Frank Naber.

O centro será utilizado, principalmente, para a tecnologia CathoGuard 800 e-coat, que já foi aplicada em mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo. O produto dispensa compostos orgânicos e dispõe de um teor de solventes muito baixo.

A distribuição otimizada da espessura do filme permite economizar material e, ao mesmo tempo, garante a proteção de toda a carroçaria graças ao seu poder de uniformização. O produto também contribui para a sustentabilidade ao reduzir o desperdício de água, o que, por sua vez, diminui a quantidade de nova água necessária ao processo.

Mais sobre a BASF aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Internacional