A BASF Coatings revelou a coleção “Automotive Color Trends 2025-2026”, intitulada “Driving the Proxy”, uma proposta que transforma ideias e emoções em design automóvel.
“A nova paleta reflete o equilíbrio entre tecnologia, sustentabilidade e expressão humana, antecipando os tons que irão marcar os próximos modelos das principais marcas mundiais nos próximos anos”, adianta a empresa, em comunicado.
45 novas cores
“Com 45 novas cores, a BASF propõe uma transição do frio para o quente: tons neutros ganham profundidade, as superfícies tornam-se mais suaves e o brilho metálico assume uma nova subtileza”, afirma.
“Entre os destaques, estão pigmentos multicor, superfícies com efeito metal líquido e o uso crescente de matérias-primas renováveis e recicladas”, sublinha, no mesmo documento.
“Driving the Proxy” mostra uma paleta que traduz o momento atual: uma fusão entre “sofisticação visual e emoção, onde cada cor reflete as transformações culturais e ambientais que moldam o futuro da mobilidade”, explica.
Três cores regionais simbolizam diferentes perspetivas globais. Na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), o destaque é o TESSERACT BLUE, um azul vívido com reflexos verdes e violetas. Inspirado na abstração geométrica, cria um efeito multidimensional e simboliza a procura por harmonia num mundo em mudança.
“Trata-se de preencher os vazios e encontrar novas formas de equilíbrio”, explica Mark Gutjahr, diretor global de Design de Cor Automóvel da BASF Coatings.
Analisar comportamentos
Na Ásia-Pacífico, surge o PHYGITAL MAGNETAR, um tom metálico quente com reflexos brancos que combina inovação e serenidade. “Reflete a dualidade da região: progresso rápido e desejo de calma”, afirma Chiharu Matsuhara, responsável de Design de Cor Automóvel para a região.
Já nas Américas, o AUXETIC NEUTRAL — um castanho rico e expressivo — redefine a neutralidade como uma forma de identidade. Inspirado na moda e no design industrial, expressa inclusão e diversidade.
A BASF Coatings mantém a sua posição como uma das referências globais em tendências de cor automóvel, analisando, anualmente, comportamentos, tecnologias e movimentos culturais que influenciam o design.
“Essa pesquisa orienta os fabricantes na criação de modelos futuros, apoiada em ferramentas digitais e realidade virtual”, conclui o comunicado.
Mais sobre a BASF aqui.