“Em 2024, o cenário global de cores automóveis continuou a evoluir à medida que os consumidores se afastavam dos favoritos tradicionais, como branco e prata”, avança a BASF Coatings.
“Esta mudança está a abrir caminho para uma maior popularidade de tons vibrantes, neutros quentes e uma paleta mais diversificada em toda a indústria”, sublinha o último Relatório de Cores para Revestimentos OEM Automóveis da empresa.
“Embora o branco continue a ser a principal escolha entre os consumidores, os tons quentes, como o amarelo e o bege, são cada vez mais apelativos e a popularidade do verde aumentou em todas as regiões. Cores acromáticas, como preto e cinza, também ganham força”, sublinha.
Cores acromáticas
“O bege ganha popularidade à medida que as cores acromáticas continuam a crescer constantemente. As cores acromáticas na região EMEA aumentaram de 72% em 2021 para quase 80% em 2024, sublinhando o apelo dos tons neutros”, explica.
O branco continua sendo a cor preferida, seguida de perto pelo cinza. “Notavelmente, o bege está a ganhar popularidade, quase duplicando a sua quota de mercado”, refere a BASF Coatings.
“As cores bege e neutras evocam uma sensação de calma e sofisticação, refletindo o desejo de estabilidade num mundo acelerado”, disse Mark Gutjahr, responsável global de Design de Cores Automóveis da BASF. “Elas permitem que os consumidores expressem a sua individualidade, garantindo, ao mesmo tempo, uma elegância intemporal no design automóvel”.
Versáteis e cativantes
Com a sua vasta gama de tons, desde metálicos frios até cores quentes e terrosos, o cinza oferece profundidade e sofisticação que podem ser surpreendentemente vibrantes.
“A distribuição de cores deste ano revela uma mudança marcante em direção aos tons de cinza, captando, agora, quase 20% da participação total do mercado. Os carros pretos caíram 2% em comparação com 2023, enquanto os carros brancos tiveram um declínio ainda mais significativo de 5%”, salienta a empresa.
“O cinza está a refletir o estilo automóvel, ganhando popularidade pela sua sofisticação versátil à medida que as preferências se afastam do tradicional branco e preto”, diz Victoria Fislage, diretor de Design da BASF Coatings.
Flores amarelas
“As cores acromáticas continuam a ser a primeira escolha de 83% dos consumidores, com o preto a ganhar 2% em popularidade, reforçando a sua associação à elegância. Em contraste, o branco viu um declínio de mais de 2%”, revela.
Enquanto isso, as cores cromáticas, principalmente o amarelo, “estão em alta, com tons mais suaves como o pastel e o amarelo cinza a liderar o caminho”, refere a empresa.
“Esses tons ressoam com temas de harmonia e sustentabilidade entre Inteligência Artificial e humanos, especialmente no design de veículos elétricos. Estas refletem uma mudança em direção a paletas de cores harmoniosas e otimistas”, acrescenta a mesma fonte.
“Os amarelos terrosos e pastéis captam os valores atuais – funcionalidade, sustentabilidade e coexistência com a natureza”, diz Chiharu Matsuhara, diretor de Design de Cores Automóveis para a Ásia-Pacífico.
O Relatório de Cores para Revestimentos OEM Automóvel da BASF Coatings oferece uma exposição aprofundada das tendências de cores na indústria, analisando preferências a nível global e regional.
Refira-se que a distribuição de cores mencionada no relatório foi calculada pela BASF Coatings com base nas informações disponíveis sobre a produção automóvel global e a aplicação de tintas em veículos de passageiros.
Mais sobre a BASF aqui.