A B-Parts, plataforma europeia de referência na comercialização online de peças usadas para automóveis (originais e certificadas), está a reforçar a sua aposta no “segmento eletrificado” ao incorporar, gradualmente, no seu catálogo peças para veículos elétricos e híbridos (EV e HEV), em virtude da procura crescente que vai registando por este tipo de produtos no canal do pós-venda automóvel.
“O core business da B-Parts é oferecer peças auto usadas, originais e certificadas, em que somos líderes de mercado na Europa. Para os veículos elétricos, ainda não há vendas significativas, visto que a eletrificação automóvel é muito recente”, começa por dar conta Manuel Araújo Monteiro, administrador da B-Parts.
“Contudo”, diz, “antecipamos que este movimento terá um crescimento muito rápido e que a procura de peças para este tipo de veículos será cada vez maior”.
E vai mais longe: “Por isso, queremos dar uma nova dimensão a este negócio, de modo que os nossos clientes possam encontrar na nossa plataforma a peça que precisam. Nós recondicionamos e comercializamos peças para qualquer tipo de viatura”.
Em maio do ano passado, a empresa integrou, no seu catálogo, uma categoria para inversores e conversores, componentes essenciais em veículos eletrificados, responsáveis pela passagem de corrente contínua para alternada. Só nesta linha de produto, a empresa dispõe, atualmente, de mais de três mil peças em stock.
Mais de 160 países
Com stock de peças disponível para as quatro tipologias de eletrificados, nomeadamente híbridos plug-in (PHEV), veículos elétricos (EV), Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) e Hybrid Electric Vehicle (HEV), é nas duas primeiras tipologias que a B-Parts apresenta uma maior oferta.
Apesar de apresentarem, em média, um preço superior face às peças usadas para veículos tradicionais, os componentes para veículos elétricos permitem uma redução significativa dos custos de manutenção e reparação, tornando estas soluções atrativas tanto para oficinas como para consumidores finais.
Além disso, a B-Parts está a tomar outras medidas para adaptar o seu negócio à eletrificação. Entre elas, a criação de novas parcerias com centros de abate e desmantelamento com experiência comprovada no segmento de viaturas eletrificadas, a capacitação técnica da equipa interna e a promoção de uma reciclagem segura e adequada para todos os componentes.
“A eletrificação automóvel está a começar a refletir-se no pós-venda, exigindo elevados níveis de especialização, reforço da aposta no stock e conhecimento técnico”, reforça Luís Vieira, também administrador da empresa.
Segundo afirma, “na B-Parts, estamos a antecipar as mudanças no mercado e a preparar-nos para uma nova geração de clientes e oficinas que procuram dar uma segunda vida a peças automóvel usadas”.
Com um inventário de cerca de 15 milhões de peças em stock e presença em mais de 160 países, a B-Parts continua a adaptar a sua operação às tendências do setor, a promover a economia circular e a contribuir para uma mobilidade mais sustentável.
Mais sobre a B-Parts aqui.