A Axalta Coating Systems, empresa especialista global em revestimentos, conquistou dois Edison Awards 2025. O Axalta Irus Scan ganhou “Prata” na categoria “Materiais Automóveis” e o MyColor da Axalta ganhou o “Bronze” na categoria “Materiais Automóveis”. Este é o sétimo ano consecutivo em que a Axalta ganha os cobiçados prémios Edison, que homenageiam inovações líderes de mercado de novos produtos e serviços.
“A inovação é essencial para o que fazemos na Axalta. Investimos, continuamente, para ajudar os nossos clientes a resolver desafios em estética de superfície, desempenho e produtividade”, afirma Robert Roop, diretor de Tecnologia.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de fornecer tecnologias de última geração que dão resposta às necessidades dos nossos clientes e permitem o seu sucesso. É uma honra ser reconhecido pela estimada equipa da Edison e trabalhar com o talento extraordinário da Axalta para dar vida a esses produtos”, reforça.
Vencedor “Prata”
“O Axalta Irus Scan é o primeiro dispositivo portátil de medição de cores para revestimentos automóveis, com três recursos de medição diferenciados e patenteados – brilho colorido, deteção de pigmentos que mudam de tom e brilho, proporcionando uma correspondência de cores precisa para um veículo de reparação de colisão”, explica o comunicado.
“O Axalta Irus Scan faz parte do sistema de gestão de cores digital da Axalta e define um novo padrão de produtividade, precisão e redução de desperdício no processo de reparação de colisão. Com esta tecnologia, a Axalta tem a solução digital ponta a ponta, totalmente automatizada e líder do setor para correspondência e entrega de cores de tinta no mercado de repintura automóvel”, acrescenta.

Vencedor “Bronze”
O MyColor, da Axalta, dá resposta à rápida procura dos clientes por cores complexas e personalizadas que cumprem os rigorosos requisitos de desempenho, durabilidade e robustez da aplicação.
“O seu inovador processo de entrega de cores simplifica as aprovações de OEM automóveis, permitindo cores personalizadas em quatro semanas em vez de 26 a 104 semanas”, pode ler-se.
“Cores personalizadas são feitas rapidamente em pequenos lotes usando bases e corantes pré-misturados, proporcionando melhor controlo de stock, o que pode ajudar a reduzir o desperdício e a pegada de CO₂ da oficina de pintura do OEM”, reforça.
Os vencedores dos Edison Awards foram anunciados recentemente no 38.° evento Edison Awards Event, em Fort Myers, na Flórida. Foram escolhidos como os “melhores dos melhores” nas suas respetivas categorias por alguns dos principais executivos de negócios, designers, académicos e líderes de inovação do mundo.
Elaborados em homenagem a Thomas Edison, os Edison Awards reconhecem e condecoram alguns dos produtos, serviços e líderes empresariais mais inovadores do mundo desde 1987.
Mais sobre a Axalta aqui.