Axalta Energy Scanner reduz custos de energia e pegada ambiental

Axalta Refinish comprova que a tecnologia de cura rápida e de baixa energia reduz custos e pegada de carbono. Prova disso, é o novo Axalta Energy Scanner.

“A crise energética, chamada por alguns de a mais extrema que já ocorreu na Europa, está a agravar-se. As empresas enfrentam o duplo golpe de custos, em espiral, e o aumento da inflação, além dos custos de energia, que são extraordinariamente elevados – e crescentes. Controlar os custos está, agora, no topo das agendas da maioria das empresas. E as oficinas não são diferentes, principalmente porque utilizam energia para realizar o seu trabalho diário”, começa por enquadrar a Axalta Refinish.

Jim Muse, vice-presidente da Axalta Refinish na EMEA, não poupa nas palavras para descrever a situação problemática. “As oficinas estão a enfrentar uma crise própria. Devem controlar os seus custos de energia na área oficinal que utiliza mais energia – a cabina de pintura. Para controlar esses custos, no entanto, devem, primeiro, saber quais são e, em seguida, entender como os diferentes processos os afetam”, aconselha.

“E é aí que entramos. A Axalta criou uma ferramenta dedicada, disponível hoje no mercado, projetada, especificamente, para fazer exatamente isso: o Axalta Energy Scanner”, assegura o responsável.

“O Axalta Energy Scanner analisa uma série de variáveis, incluindo a temperatura do ar exterior, da cabine de pintura, de cozimento (quando relevante), o custo de gás e eletricidade, o número de trabalhos por semana, bem como os dados gerais da cabine de pintura. A partir daí, a ferramenta calcula quanto a oficina pode economizar em tempo de processo e quanto dinheiro pode poupar com o consumo de energia”, sublinha Jim Muse, em comunicado.

O Axalta Energy Scanner compara o custo do ciclo do sistema de pintura atual de uma oficina com o custo do ciclo da tecnologia Fast Cure Low Energy (FCLE) da Axalta Refinish, o que revela uma perspetiva clara de aumento de capacidade e uma oportunidade de crescimento,

“Com base na revolucionária química interna da Axalta, que utiliza temperatura e humidade ambiente para acelerar o processo de secagem, a tecnologia patenteada FCLE oferece o equilíbrio perfeito entre alta velocidade e baixo consumo de energia de cozimento, ao mesmo tempo que proporciona um acabamento da mais elevada qualidade. Está comprovado que reduz os custos de energia da operação de uma cabine de pulverização combinada a gás direto em cerca de 75% com base num ciclo de cozimento típico de 30 minutos a 60°C”, diz o comunicado.

Check-up Media Axalta Refinish Academy Tiel

A tecnologia FCLE é a única, na área da repintura, que pode ser seca a temperaturas de cozimento mais baixas ou a temperaturas de secagem ao ar de 20°C, mas ainda tem a produtividade dos sistemas tradicionais.

“Está alinhada com as metas de Sustentabilidade 2030 da Axalta, lançadas no início de 2022, especificamente a alínea que afirma que 80% das novas tecnologias e desenvolvimentos de inovação da Axalta oferecerão benefícios de sustentabilidade aos clientes. A utilização reduzida de energia fornecida pela tecnologia FCLE diminui a pegada de carbono da oficina em até 55%, tornando a tecnologia mais sustentável em comparação com as tecnologias tradicionais de repintura”, refere.

Jim Muse conclui: “Os resultados do nosso Axalta Energy Scanner não podem ser ignorados pelas oficinas que enfrentam o ‘disparo’ dos preços da energia. A conclusão é clara: porquê queimar dinheiro… assando? A inovadora tecnologia FCLE permite que as oficinas reduzam os seus custos de energia e pegadas de carbono e é o sistema de repintura mais sustentável do mercado”, salienta.

Importa referir que esta tecnologia patenteada é oferecida pelas três marcas globais de repintura premium da Axalta: Cromax, Spies Hecker e Standox.

Mais sobre a Axalta aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional