powered by

Autobrillante promove sustentabilidade e proteção sanitária

O Programa de Produtividade da Autobrillante anuncia-se como a melhor solução competitiva para oficinas de chapa e pintura, sendo um firme compromisso com o ambiente e a segurança.

É, de resto, esta interpretação das principais marcas de automóveis em Espanha, que aprovaram para as suas oficinas e concessionários o Programa de Produtividade da Autobrillante.

Na verdade, trata-se de um sistema para a área da repintura que estabelece um processo de trabalho único para cada tipo de reparação. Ou seja, é um protocolo que define tanto os procedimentos como as ferramentas e consumíveis (com as quantidades a utilizar) que devem ser aplicados em cada tarefa.

O primeiro objetivo do Programa de Produtividade da Autobrillante é aumentar a produtividade na área de repintura da oficina através da sua “industrialização”. Ou seja, até agora, a reparação de uma amolgadela em chapa metálica tem sido considerada uma atividade eminentemente artesanal. A sua protocolação, por outro lado, permite estabelecer um custo fixo para cada reparação, bem como o controlo contínuo do processo de produção na oficina.

Na prática, o resultado conduz a uma redução drástica dos custos da empresa. Mas não é só a economia de consumíveis (tintas e acessórios) que representa um ganho na contabilidade da oficina.

Também a redução de tempos e a otimização do trabalho, tanto do próprio processo de reparação como em outras áreas da empresa, ganham relevância. Saber o tempo que cada trabalhador gasta e o tipo e a quantidade de produtos utilizados garantem a rentabilidade dos processos.

Ambiente e segurança

Através do seu Programa de Produtividade, homologado para as principais marcas de automóveis em Espanha e válido, também, para as oficinas multimarca, a Autobrillante pode faturar pela reparação realizada e não pelo produto consumido.

Facto que abre a porta à automatização da reposição de stocks, ao controlo do custo dos anexos, à gestão das compras ou mesmo à faturação de materiais após a sua utilização, entre outras vantagens para a oficina. Tal permite reduzir bastante a carga administrativa da empresa e otimizar os horários de trabalho em todas as áreas.

Além disso, a Autobrillante propõe sempre a utilização de alternativas compatíveis com a economia circular e que respeitem o ambiente. Por exemplo, a preferência por produtos com eficiência superior à média, a utilização de concentrados em vez dos já diluídos ou dos que incorporem componentes reciclados. Este último caso é paradigmático da empresa madrilena, já que há décadas dispõe de uma gama completa de material de proteção em plástico reciclado e papel.

Por outro lado, a Autobrillante implementou, em abril deste ano, um protocolo de limpeza e desinfeção para veículos e pessoal de oficina. Trata-se de uma solução completa em cinco etapas que garante a segurança de trabalhadores e clientes. O protocolo já começou a ser aplicado em inúmeras empresas, mas está a tornar-se num hábito diário das melhores e mais competitivas oficinas, indo muito para além do atual contexto de pandemia.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Standox_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional