powered by

Audi e Krajete desenvolvem soluções para filtrar CO2 da atmosfera

A Audi AG e a empresa de “tecnologia verde” Krajete GmbH, com sede em Linz, encontram-se a desenvolver, em conjunto, novas soluções para filtrar as emissões do ar ambiente.

Para além de materiais adsorventes sólidos, as tecnologias ditas de captação direta de ar (DAC) baseiam-se, acima de tudo, em processos inovadores. Tornam possíveis reduções de energia e diminuem, consideravelmente, os custos.

O exemplo mais recente do trabalho de desenvolvimento dos dois parceiros é uma nova fábrica na Áustria, onde está a ser utilizado um material de filtro inorgânico que pode conter uma carga muito alta de moléculas, sendo, também, muito insensível aos efeitos da humidade.

Como resultado, pode ser ou não necessário, em função dos casos, pré-secar o ar ambiente a ser filtrado. O que aumenta a eficiência e reduz custos. As condições de temperatura e pressão para absorver moléculas de CO2 e, posteriormente, removê-las da superfície de adsorção são muito semelhantes.

O que reduz, significativamente, os ciclos de carga e descarga do adsorvente. Por outras palavras, pode ser removido do ar ambiente mais CO2 num período mais curto. O ar filtrado é libertado de volta para o ambiente após a etapa de adsorção.

O CO2 recuperado fica, então, disponível de forma altamente concentrada como matéria-prima para armazenamento permanente ou para uma ampla gama de aplicações industriais. A grande fábrica perto de Linz, que está, neste momento, a entrar em funcionamento, pode filtrar 500 toneladas de CO2 por ano.

No final de 2022, haverá outro módulo capaz de aumentar a capacidade das instalações, para 1.000 toneladas A eletricidade necessária para operar a usina é proveniente de um sistema fotovoltaico existente nas instalações da empresa.

“Começámos a partir da premissa de que, por razões de eficiência, deixaríamos o processo correr sob pressão ambiental”, começa por referir Alexander Krajete, CEO da empresa de desenvolvimento tecnológico à qual “empresta” o seu nome.

“Depois, modificámos os materiais adsorventes e as condições físicas da fábrica até encontrarmos a taxa de fluxo ideal, o que significa que filtrámos a quantidade máxima de CO2 por unidade de tempo”, diz.

Check-up Media Audi Krajete 2

Tal possibilitou reduzir, significativamente, o custo da captação, que já está abaixo de três dígitos em euros por tonelada de CO2. O objetivo a longo prazo é tornar o dióxido de carbono utilizável para fins industriais. Ao fazê-lo, a Krajete GmbH e a Audi AG querem facilitar os avanços nas aplicações necessárias.

“A tecnologia permite remover o CO2 diretamente da atmosfera, independentemente da localização, e, portanto, é uma medida importante de descarbonização”, diz Hagen Seifert, diretor de Conceitos de Produtos Sustentáveis da Audi AG. “Além disso, a tecnologia do sistema pode ser expandida de várias formas, graças ao seu design modular”, reforça.

Como próximo passo para a fábrica de grande escala existente em Linz, a Audi AG está, atualmente, a analisar a possibilidade de utilizar fontes com maiores concentrações de CO2 e filtrar as emissões adicionais, como óxidos de nitrogénio.

Além disso, a tecnologia DAC poderia ser implementada numa escala muito maior na fábrica da Audi em Gyö, na Hungria, sendo concebível uma fábrica com capacidade de 25 mil toneladas por ano.

A Audi AG quer desempenhar o seu papel na limitação do aumento da temperatura média global para menos de 2°C. A empresa tem, por isso, em conta a sustentabilidade em todas as suas decisões empresariais e estabeleceu objetivos ambiciosos para si.

Até 2025, o Grupo Volkswagen pretende reduzir a pegada ecológica de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros em 40%, ao longo de todos os seus ciclos de vida em relação a 2018. Cada medida específica contribui para alcançar a neutralidade carbónica em toda a empresa até, no máximo, 2050.

Mais sobre a Audi aqui.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
Logo Mewa newStratioDayco
CromaxSpies_Hecker_300x150Standox

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade