A Aston Martin anuncia um novo modelo halo do DB12: o DB12 S, que se baseia na receita pioneira de desempenho ultraluxuoso e intensamente dinâmico, acrescentando potência e capacidades dinâmicas.
“Juntamente com mudanças externas notáveis e amplas melhorias internas, o DB12 S é o novo pináculo do conceito Super Tourer, juntando-se aos DBX S e Vantage S, o DB12 S”, começa por referir a marca de Gaydon.
“O DB12 S é a mais recente criação a honrar a longa tradição da Aston Martin de aplicar o sufixo ‘S’ ao modelo de maior desempenho de um modelo consagrado. Costume que começou em 1953 com o glorioso carro de corrida DB3S”, revela.
“Exemplos mais recentes incluem as primeira e segunda gerações do Vanquish S — lançados em 2004 e 2016, respetivamente — os modelos V8 e V12 Vantage S, lançados em 2011 e 2013, e o magnífico Rapide S de quatro lugares, também lançado em 2013”, enfatiza.
Segundo diz, “o coração do DB12 S é uma versão ainda mais potente do motor 4.0 V8 biturbo. Agora com 700 cv às 6.000 rpm – um aumento de 20 cv – e 800 Nm, entre as 3.000 e as 6.000 rpm, o DB12 S oferece uma resposta brilhante, uma aceleração implacável e uma velocidade máxima de 325 km/h”.

Sonoridade otimizada
Mantendo este espírito intensificado, o DB12 S apresenta um novo e distinto som de escape característico. O novo sistema de escape desportivo, em aço inoxidável, com quatro saídas, foi ajustado para acentuar as frequências do motor em toda a gama de rotação, proporcionando maior profundidade e potência.
“Um sistema de escape opcional em titânio amplifica esta banda sonora, aumentando ainda mais as frequências graves, médias e agudas, elevando o nível sonoro em 1,5 dB, além de reduzir o peso em 11,7 kg em comparação com o sistema de aço inoxidável”, dá conta a Aston Martin.
“As alterações na calibração do grupo motopropulsor otimizaram o sistema Launch Control, reduzindo os tempos de mudança de velocidade em mais de 50% e contribuindo para uma melhoria de 0,1 segundos no arranque dos 0 aos 100 km/h, que é, agora, de apenas 3,4 segundos”, afirma.
Os engenheiros da Aston Martin melhoraram ainda mais a calibração do pedal do acelerador, introduzindo uma sensação mais progressiva com um novo mapa de aceleração drive-by-wire específico para o S, para proporcionar ao condutor uma sensação ainda maior de ligação e controlo.
Um amplo pacote de alterações no chassis visa um aumento proporcional da sensação de agilidade, ligação e precisão do condutor, juntamente com melhorias na sensibilidade e compostura.

Mecânica de luxo
“As alterações no software dos amortecedores Bilstein DTX para melhorar o controlo de rolamento e inclinação trabalham em harmonia com uma barra estabilizadora traseira mais rígida e configurações refinadas de geometria de camber, convergência e cáster”, detalha a marca de Gaydon.
A combinação destas alterações traz melhorias na confiança da dianteira e na sensação geral de agilidade. Ajustes adicionais na calibração da direção e no diferencial traseiro eletrónico (E-diff) permitiram aos engenheiros de chassis da Aston Martin ajustar a ligação e a resposta para uma sensação ainda mais natural e intuitiva.
“Com a capacidade de utilizar mais aceleração no início da curva para a máxima satisfação da entrada à saída, o DB12 S consegue um equilíbrio impecável entre agilidade e explorabilidade, juntamente com uma estabilidade subjacente para a máxima confiança e prazer”, garante.
“Outra melhoria significativa para o DB12 S é a instalação de série dos travões carbocerâmicos (CCB). Oferecendo maior desempenho de travagem e capacidade térmica, juntamente com uma redução significativa do peso não suspenso, os CCB – 410 mm de diâmetro na frente, 360 mm atrás – combinam uma resposta linear dos travões e uma sensação consistente do pedal com uma resistência excecional à fadiga”, enfatiza.
E vai mais longe: “Os CCB também poupam 27 kg de peso não suspenso em comparação com os travões de aço, o que traz benefícios à qualidade da condução, à sensação da direção e ao comportamento dinâmico de manobrabilidade”.

Visual inconfundível
O DB12 S beneficia, também, da próxima geração do sistema de controlo de travagem em curva (CBC), que otimiza a interação entre os módulos de Controlo Integrado do Deslizamento dos Travões e de Controlo Integrado do Veículo.
Uma função preditiva dentro do CBC permite que o automóvel mantenha a estabilidade ideal durante a travagem em curva, utilizando mais o desempenho da travagem traseira para manter uma trajetória mais apertada desde a entrada da curva até ao apex.
“Este sistema permite ao condutor travar mais tarde e, com uma estabilidade melhorada, o sistema de Controlo Integrado do Deslizamento dos Travões proporciona uma vetorização de binário no eixo traseiro para proporcionar um comportamento previsível, preciso e consistente em curvas em todos os ambientes de condução, desde estradas rurais sinuosas, saídas de cruzamentos de autoestradas de alta velocidade ou condução em pista”, refere a marca.
Visualmente, o novo DB12 S reflete o seu desempenho significativamente melhorado e a sua sensação desportiva com um novo visual marcante. Começando pela dianteira, o DB12 S é identificado pelo novo splitter de duplo elemento e novas lamelas no capot, cada uma desempenhando um papel funcional e estético.
O splitter baixa e alarga visualmente o DB12 S para criar um aspeto mais assertivo, ao mesmo tempo que gera força descendente e direciona o fluxo de ar dentro e à volta das cavas das rodas dianteiras para estabilizar o fluxo de ar e reduzir ainda mais a sustentação.

Elementos distintos
As lamelas do capot – com acabamento em preto brilhante ou fibra de carbono 2×2 Twill opcional – auxiliam na extração de ar quente do V8 de 4,0 litros com configuração “hot-V”, completando o aspeto frontal mais agressivo do DB12 S.
Nas laterais, o DB12 S apresenta soleiras em preto brilhante que dão continuidade à linha formada pelo novo splitter dianteiro, melhorando ainda mais a postura junto ao solo. O DB12 S também mantém a tradição de ostentar emblemas “S” em locais-chave, especificamente nos guarda-lamas, logo abaixo de cada faixa lateral.
“Apresentando um emblema ‘S’ forjado à mão, em cromado brilhante ou escuro, complementado com esmalte vermelho, é uma marca discreta, mas duradoura, de desempenho”, garante a Aston Martin.
“O design traseiro do DB12 S faz uma declaração enfática, captando a essência da potência melhorada, da dinâmica otimizada e de uma banda sonora inesquecível. Mais uma vez, a aerodinâmica desempenha um papel importante, com o spoiler traseiro fixo a acrescentar dramatismo e a aumentar a estabilidade a alta velocidade”, acrescenta.
E vai mais longe: “Em baixo, encontra-se o novo difusor traseiro, que reduz a elevação, ao mesmo tempo que abre espaço para os pares de saídas de escape empilhadas, característicos do DB12 S, enquadradas por um para-choques traseiro mais largo, para o máximo impacto visual”.

Pensado ao pormenor
O interior do DB12 S apresenta uma série de detalhes distintivos exclusivos do modelo halo. O principal é o acabamento anodizado vermelho no controlador rotativo do modo de condução em metal serrilhado, que também define a cor dos cintos de segurança, os rebordos contrastantes dos bancos, as costuras contrastantes e os bordados dos encostos de cabeça.
Entre as atraentes opções oferecidas no DB12 S, estão um volante desportivo aquecido em Alcantara e as icónicas asas da Aston Martin aplicadas nos encostos de cabeça por uma técnica pioneira no setor, que utiliza relevo e baixo relevo para uma precisão e profundidade esculturais sem precedentes.
O DB12 S vem com três opções de acabamento interior: acabamento em pele Accelerate e Alcantara; pele semianilina “Inspire S”; pele Alcantara e “Inspire S” semianilina integral. Ambos os pacotes “Inspire S” incluem estofos em espinha de peixe “S” com microperfurações e revestimento do tejadilho em Alcantara.
O DB12 S está equipado com bancos dianteiros elétricos Sport Plus, com 16 ajustes de regulação de série, além da opção de um banco Performance em fibra de carbono. O DB12 S já está disponível para encomenda, nas versões Coupé e Volante. As entregas começarão a partir do primeiro trimestre de 2026.
Mais sobre a Aston Martin aqui.