powered by

“As 12 Causas ASER”: março será o mês dedicado à suspensão e direção

O terceiro mês da campanha “As 12 Causas ASER” abordará a direção e suspensão, dois sistemas de vital importância para a segurança e conforto do veículo.

Um único metro de distância pode fazer toda a diferença entre uma travagem segura e um acidente. Neste sentido, os amortecedores em mau estado aumentam em 35% a distância de travagem, podendo, também, ditar uma de duas situações. O estado de outros sistemas diretamente relacionados com a segurança, como, por exemplo, os pneus, depende, também, do estado do sistema de direção.

O terceiro mês da campanha “As 12 Causas ASER” aborda, por isso, o tema da direção e suspensão, dois sistemas de vital importância na segurança do veículo e que costumam ser menosprezados pelos condutores na manutenção preventiva.

No que à suspensão diz respeito, a ASER Aftermarket Automotive relembra que “um amortecedor é um componente que, juntamente com as molas e outros elementos do sistema de suspensão (como barras estabilizadoras e triângulos), ajuda os pneus a permanecerem em contacto com o solo e evita que as irregularidades do piso sejam transmitidas aos ocupantes do veículo”.

Assim, “influenciam a segurança e o conforto do veículo”. E vai mais longe: “Enquanto as molas se encarregam de absorver os desníveis de terreno, os amortecedores minimizam o movimento das molas, evitando que estas continuem a oscilar e garantindo o controlo do veículo”.

Quando o amortecedor é demasiado rijo, mesmo que haja um aumento de estabilidade, o conforto sai prejudicado. Ao invés, se o amortecedor for muito macio, o conforto é superior, mas o condutor pode perder o controlo do veículo.

Sabia que…

a ASER Aftermarket Automotive dispõe, até à data, de cinco parceiros portugueses: Humberpeças, Samiparts, N Peças, Celparts e M Peças?

“Por isso, é importante manter os amortecedores em boas condições. Estes componentes devem ser inspecionados a cada 20.000 km e trocados entre os 65.000 e os 90.000 km, sempre aos pares e por eixo”, alerta a ASER Aftermarket Automotive.

No caso da direção, o conjunto de mecanismos que o compõe tem a missão de comandar as dianteiras para que o veículo siga a trajetória definida pelo condutor. O sistema de direção deve, por isso, estar em perfeitas condições, uma vez que dele dependem outros elementos.

“Mas existem, também, outros componentes do veículo relacionados com a direção, como o sistema de suspensão e os pneus. Qualquer falha ou falta de manutenção em qualquer um deles, afetar os restantes e, claro está, põe em risco a segurança do condutor, dos ocupantes e dos restantes utentes da via pública”, refere a central de serviços espanhola.

Reparar estes sistemas requer conhecimento e equipamentos adequados. Por isso, a ASER Aftermarket Automotive recomenda uma oficina de confiança. Só ela assegurará um ótimo serviço de peças. E o condutor deverá escolher sempre marcas de fabricantes de elevado gabarito, pois são as únicas que cumprem os padrões originais, oferecendo segurança, suavidade e precisão.

Mais sobre a ASER Aftermarket Automotive aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFATA_store_300x150_m2liquimoly_300x150_mLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Lubrificantes