A Alfa Romeo deu início às comemorações dos 75 anos de parceria com os Carabinieri durante o evento “Arma 1814 Ski Challenge”, que terminou a 1 de fevereiro em Selva di Val Gardena. O acontecimento “marcou simbolicamente uma relação que atravessa décadas e evoluções tecnológicas, mantendo-se como referência de confiança, desempenho e serviço público”, afirma a marca do Grupo Stellantis.
Força policial
“Um dos grandes destaques do evento foi a presença de um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio com pintura institucional, recentemente entregue aos Carabinieri e exibido perante participantes, autoridades e público”, revela. “Este modelo simboliza a continuidade de um vínculo iniciado na década de 1950, quando a força policial italiana passou a contar com o Alfa Romeo 1900 M ‘Matta’ como veículo operacional, num período crucial do pós-guerra”, recorda a marca italiana, em comunicado.
“Ao longo dos anos, esta colaboração deu origem a verdadeiros ícones da mobilidade policial em Itália, como o Giulia dos anos 60, que esteve na origem da unidade de resposta rápida ‘Gazzella’. Desde então, modelos como Alfetta, 75, 155, 156, 159, Giulietta, Giulia e Tonale reforçaram uma presença constante nas estradas italianas. Parte desta história pode, hoje, ser revisitada no Museu Alfa Romeo, em Arese, na área ‘Alfa Romeo in Uniform’, criada em colaboração com os Carabinieri”, acrescenta.
Dedicação e coragem
“Setenta e cinco anos de convivência com os Carabinieri representam um vínculo que vai muito para além de uma simples colaboração”, afirma Santo Ficili, CEO da Alfa Romeo. “Partilhamos valores como dedicação, coragem e excelência italiana. Este aniversário confirma o nosso compromisso em colocar o melhor da nossa tecnologia ao serviço de quem protege diariamente o país”.
Também Salvatore Luongo, Comandante-Geral dos Carabinieri, destaca a importância desta relação histórica. “Esta parceria não é apenas técnica. É uma aliança de valores. Os automóveis Alfa Romeo reforçam a nossa capacidade operacional, garantindo fiabilidade, elevado desempenho e tecnologia avançada, essenciais para uma presença eficaz e constante junto dos cidadãos”.
A entrega do Giulia Quadrifoglio aos Carabinieri reforça este posicionamento. “Equipado para missões especiais, incluindo o transporte urgente de órgãos e sangue, o modelo alia desempenho extremo a elevados padrões de segurança e fiabilidade. O motor 2.9 V6 de 520 cv, os travões carbocerâmicos e a utilização de fibra de carbono refletem o ADN desportivo da marca, agora colocado ao serviço de missões essenciais”, conta a marca.
Proteção do território
Integrado no exercício alpino anual dos Carabinieri, o “Arma 1814 Ski Challenge” destacou, também, a preparação da força para ambientes extremos e a sua ligação à proteção do território, da segurança e da sustentabilidade. Um contexto simbólico para celebrar uma parceria que, 75 anos depois, continua a “evoluir com o mesmo espírito de serviço e excelência italiana”, conclui a Alfa Romeo.
Mais sobre a Alfa Romeo aqui.