powered by

Alerta de condutor em contramão? A Bosch já o disponibiliza para a Škoda

Baseado na cloud, sistema avisa, em segundos, quer o condutor que se encontra na direção errada, quer todos os utilizadores da estrada, do risco de perigo iminente.

Só nas estações de rádio alemãs, são transmitidos, por ano, cerca de 2.000 dos avisos de condutores a circular em contramão. E, com muita frequência, estes incidentes conduzem (literalmente) a situações críticas, incluindo acidentes graves e até fatais.

Com o sistema de alerta ao condutor em contramão, baseado na cloud, a Bosch desenvolveu uma solução que avisa, em segundos, tanto o condutor que se encontra na direção errada, como todos os utilizadores da estrada, do risco de perigo iminente (muito mais rápido do que as notícias de trânsito transmitidas pela rádio).

A Škoda é, até ao momento, a primeira marca do mundo a optar por este sistema de alerta ao condutor em contramão da Bosch. Graças a uma nova aplicação de infoentretenimento, os condutores de modelos da Škoda passam a receber o aviso de salvamento diretamente através do ecrã do seu veículo.

A partir do primeiro trimestre deste ano, a Škoda passará a disponibilizar este sistema nos Superb, Scala, Kamiq, Karoq e Kodiaq que se encontrem equipados com os melhores sistemas de infoentretenimento. Outros modelos estão programados para se juntarem a estes antes do final deste ano.

“O nosso objetivo é colocar o alerta ao condutor em contramão no maior número possível de automóveis, visão que está em linha com a nossa filosofia de ‘Tecnologia para a vida’. Cada morte e cada ferido, provocado por condutores que se encontram na faixa errada, já é demais para nós”
Bosch Mathias Pillin
Mathias Pillin
Presidente da Divisão de Cross-Domain Computing Solutions da Bosch

Os acidentes causados por condutores em contramão são raros. Mas quando acontecem, têm, geralmente, consequências graves. Em muitos casos, o aviso do perigo imprevisível acaba por chegar tarde demais, já que um terço desses incidentes termina, geralmente, após apenas 500 metros (no pior dos casos com fatalidades).

Com o sistema de alerta da Bosch, baseado na cloud, que se encontra instalado, diretamente, na unidade principal dos veículos Škoda, as duas empresas procuram reduzir, ainda mais, o número de acidentes causados por condutores em contramão.

À medida que um veículo se aproxima de uma entrada ou saída de autoestrada, o sistema envia, automaticamente, a sua posição atual GPS, de forma anónima, para a cloud. No back-end da cloud da Bosch, o software compara, então, a direção atual do veículo com a direção de viagem permitida.

Se essas duas informações entrarem em conflito, o sistema alertará o condutor que está no caminho errado, emitindo um aviso luminoso de alerta no visor. A característica distintiva desta solução é que o aviso ocorre em apenas alguns segundos.

“Aumentar a segurança na estrada é um objetivo fundamental para a Škoda. A nossa app Traffication, com aviso de condutor em contramão, é apenas mais um passo nessa direção”
Michal Vondra Skoda
Michal Vondra
Gestor de Produto da Aplicação Traffication da Škoda

Na grande maioria dos casos, isto ocorre antes mesmo do condutor entrar na autoestrada. Além disso, a Bosch e a Škoda planeiam que a aplicação avise, também, de forma imediata, todos os utilizadores da estrada que se aproximam e que estão ligados e potencialmente em risco. Este recurso deve estar disponível ainda este ano.

Assim que o veículo sai da área de entrada ou saída da autoestrada, a troca de dados entre o veículo e a cloud é encerrada. Além de equipar os modelos da Škoda com este sistema, a Bosch está em negociações com outros construtores de automóveis de forma a que esta solução possa estar presente em cada vez mais veículos.

O sistema de alerta de condutor em contramão está disponível como aplicação para smartphones desde 2018, sendo, agora, disponibilizado por 25 parceiros de apps na Europa. O que faz com que esteja disponível para um total de 26 milhões de utilizadores.

Para implementar o sistema, existe um módulo de software que é integrado nas aplicações de smartphones de estações de rádio e de streaming, de navegação e de fornecedores de notícias. Nesse caso, os dados GPS anónimos são enviados para a cloud via smartphone e analisados no back-end da Bosch. O aviso é dado através do ecrã do smartphone e de um sinal acústico.

Mais sobre a Bosch aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFATA_store_300x150_m2liquimoly_300x150_mLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional