Implementado em 2009, o estatuto de PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo), em parceria com um conjunto de bancos parceiros e com as Sociedades de Garantia Mútua.
Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios.
Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto de PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia de solidez e idoneidade.
As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.
Líder com excelência
Um total de 2.865 empresas, representativas de vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2020. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 92.671 postos de trabalho.
O Comércio e a Indústria são as atividades com maior representatividade no universo das PME Excelência 2020, com 802 empresas (28%) e 671 empresas (23,4%), respetivamente.
A seguir, destacam-se o setor do Turismo (17,9%), com 512 empresas, e o setor dos Serviços (14,7%), com 421 empresas.
A maioria das PME Excelência 2020 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 2.865 empresas distinguidas, 72,7% (2084) são pequenas, 21% (601) são médias e os restantes 6,3% (180) representam as microempresas.
Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2020 são Porto (21%), Lisboa (20,1%), Braga (9,9%) e Aveiro (9,8%). As PME Excelência evidenciam níveis superiores de solidez, registando, na edição PME Líder 2020, um crescimento em todos os rácios face à edição anterior.
Já a Autonomia Financeira alcançada foi de 62,5% e a Rendibilidade do Capital Próprio de 23,8%. Os indicadores EBITDA/Volume de Negócios e EBITDA/Ativo registaram 18,5% e 22,1%, respetivamente.
Do universo de 2.865 empresas distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2020, consta a Vicauto – Peças para Viaturas Pesadas, Lda. “Somos PME Líder desde 2016 e, consecutivamente, desde 2018 (2018, 2019 e 2020). Quanto ao estatuto de PME Excelência, alcançámo-lo nos últimos dois anos consecutivos (2019 e 2020)”, começa por revelar Ricardo Almeida, gerente.
Motivação extra
Exibir o selo de PME Excelência, para além certificar as empresas pelas melhores práticas, constitui, igualmente, um forte incentivo para os empresários continuarem na senda da inovação e na procura de melhorar, cada vez mais, produtos e serviços.
“Esta distinção é, sem dúvida, muito importante para a Vicauto, pois trata-se de um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos”, assegura Ricardo Almeida. “É um prémio para todos os colaboradores que trabalham na Vicauto e que serve de motivação para darmos continuidade ao serviço prestado aos clientes”, acrescenta.
O gerente da empresa especialista em peças para viaturas pesadas não esquece uma parte importante desta equação: os fornecedores. Em declarações ao Check-up, Ricardo Almeida foi perentório: “Não podemos deixar de salientar, também, a importância da relação com os nossos fornecedores, que são parte importante desta relação”. Nada mais justo.
Os rácios que contribuíram para que a Vicauto obtivesse, pelo segundo ano consecutivo, o estatuto de PME Excelência são, como afirma Ricardo Almeida, “determinados pelo IAPMEI”. Contudo, o responsável revela que a empresa conseguiu, em todos eles, superar os critérios mínimos para a obtenção desta distinção. E destacou “a Autonomia Financeira, a Rendibilidade Líquida do Capital Próprio e o Crescimento do Volume de Negócios”.
A Vicauto inclui no seu palmarés, tal como acima foi exposto, quatro distinções de PME Líder (2016, 2018, 2019, 2020) e duas distinções de PME Excelência (2019, 2020), sendo certo que só alcança esta última quem dispõe da primeira.
E como surgiu “a ideia de a empresa se submeter” a esta distinção por parte do IAPMEI? “Pelo reconhecimento que este estatuto nos dá perante entidades externas e pelo prestígio do mesmo, uma vez que é a demonstração, por parte de instituições exteriores, das boas práticas desenvolvidas por todos na Vicauto”, conclui Ricardo Almeida.
Mais sobre a Vicauto aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





