powered by

AkzoNobel lança Rede de Reparação Sustentável

Empresa lançou a Rede de Reparação Sustentável, um novo programa para ajudar as oficinas europeias a reduzir a sua pegada de carbono.

A AkzoNobel acaba de lançar a Rede de Reparação Sustentável, “um novo programa para ajudar as oficinas europeias a reduzir a sua pegada de carbono”, avança a empresa. Ao certificar as operações dos seus clientes, a AkzoNobel fará parceria com eles para ajudar a medir, monitorizar e melhorar as emissões de CO2.

“Alavancará a sua posição de liderança em sustentabilidade para fornecer ferramentas, conhecimento, suporte e experiência para o negócio de revestimentos de repintura de veículos (VR) de modo a fazer uma diferença tangível, significativa e mensurável no esforço de uma oficina para reduzir a sua pegada de carbono”, explica a empresa, em comunicado.

Em linha com os objetivos dos OEM de automóveis, companhias de seguros e as próprias oficinas, a AkzoNobel “tem como objetivo reduzir as emissões de carbono em até 50% em toda a cadeia de valor até 2030 e está a envolver-se, ativamente, com os seus clientes e parceiros para apoiá-los no seu caminho rumo à sustentabilidade”, diz.

Um elemento-chave do apoio será um novo programa de certificação para oficinas. “Num processo de três etapas: medir, monitorizar e melhorar, a AkzoNobel analisará a pegada de CO2 da oficina, identificará as etapas que pode tomar para reduzir as emissões nas suas operações e fará parceria com o cliente para apoiar a sua execução”, revela.

E acrescenta: “Um facilitador chave para este novo programa são as ferramentas digitais que a AkzoNobel desenvolveu especificamente para esta finalidade. Fornecem uma visão clara da pegada de CO2 de uma oficina, convertendo o consumo de gás e de eletricidade, os quilómetros percorridos e todos os parâmetros relevantes do Âmbito 1, 2 e 3 em equivalentes de CO2 de acordo com os fatores de emissão mais recentes. Permitem ainda que as oficinas estabeleçam metas, calculem o efeito das medidas de redução de emissões e monitorizem o progresso”, acrescenta.

Essas novas soluções digitais inovadoras juntam-se à primeira CO2eRepairCalculator certificada do setor, focada na otimização do sistema de repintura para reduzir emissões, custos de energia e economizar tempo de processo valioso.

“Uma reparação sustentável analisa todos os passos do processo de reparação e o funcionamento geral da oficina para identificar onde são criadas as emissões e como podem ser reduzidas. O que pode incluir mudanças no equipamento, processo e escolha de produtos. Essencial para qualquer recomendação é uma compreensão holística da linha de base da oficina”, esclarece ainda a empresa.

Ignacio Román Navarro, diretor comercial regional de repintura de veículos da AkzoNobel na EMEA, cujas marcas incluem as Sikkens e Lesonal, diz que a nova iniciativa ajuda a alinhar as próprias metas de sustentabilidade da AkzoNobel com as dos seus clientes.

“Todos nós, na cadeia de valor, incluindo os OEM e as seguradoras, estamos focados na sustentabilidade e cumpriremos as nossas metas, criando verdadeiras parcerias com ambições partilhadas”, afirma.

“Ao ingressar na nova Rede de Reparação Sustentável e tornar-se num parceiro, os nossos clientes estarão a criar e a promover um local de trabalho mais sustentável que traz benefícios financeiros e ambientais genuínos para todos”.

A terminar, refira-se que a AkzoNobel planeia lançar o programa nos próximos meses nos principais mercados da Europa Central.

Mais sobre a AkzoNobel aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional