powered by

AkzoNobel e parceiros unidos nos desafios da redução de carbono

Seis equipas trabalharão juntas num esforço para acelerar, coletivamente, a redução das emissões de carbono na indústria de tintas e revestimentos como forma de combater as alterações climáticas.

A AkzoNobel e os seus parceiros de toda a cadeia de valor estabeleceram uma abordagem que ultrapassa os limites para enfrentar os desafios de redução de carbono, após o primeiro Desafio de Sustentabilidade Colaborativa global da empresa.

“Durante 24 horas inspiradoras de intensa discussão no evento pioneiro – que terminou ontem, em Amesterdão, nos Países Baixos – foi montada uma série de equipas de exploração de elevado impacto. Os envolvidos continuarão, agora, a trabalhar juntos num esforço determinado para acelerar, coletivamente, a redução das emissões de carbono na indústria de tintas e revestimentos”, garante a empresa.

Os participantes, representados por líderes seniores e da próxima geração, abordaram quatro áreas principais: transição energética, eficiência de processos, emissões de solventes e soluções circulares. Tal resultou na adesão de 27 parceiros, entre fornecedores, clientes e utilizadores finais, além de representantes de finanças, governo, prestadores de serviços e consultorias.

“Uma das seis equipas tentará, por exemplo, reduzir as barreiras existentes que impedem novas tecnologias de processos disruptivas. O objetivo é debater os modelos de negócio atuais para que fornecedores, fabricantes e aplicadores trabalhem juntos como um fornecedor de soluções colaborativas”, diz a empresa.

Sobre o evento de grande sucesso, o CEO da AkzoNobel, Thierry Vanlancker, garante que “todos temos metas ambiciosas quando se trata de lidar com as alterações climáticas, mas não as alcançaremos isoladamente”.

E vai mais longe: “Portanto, é fantástico ver todos reunidos, a trocar ideias e a assumir um compromisso real de explorar, em conjunto, o que é possível, enquanto nos esforçamos para acelerar, coletivamente, a nossa jornada de sustentabilidade”.

Por sua vez, Jan-Peter Balkenende, presidente da Coalizão Holandesa de Crescimento Sustentável e ex-primeiro-ministro da Holanda, que participou no evento, mostra-se entusiasmado com os resultados.

Check-up Media AkzoNobel Collaborative Sustainability Challenge

“Foram 24 horas intensas, mas extremamente produtivas. Testemunhámos a paixão e a criatividade de um grupo determinado de parceiros do setor que estão comprometidos em fazer as mudanças necessárias em toda a cadeia de valor. Ao ter um objetivo claro – trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de carbono – há uma oportunidade clara de agir coletivamente e acelerar soluções eficazes para combater as alterações climáticas”, frisa.

A AkzoNobel estabeleceu metas de sustentabilidade baseadas na ciência para reduzir para metade as suas emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2030. Alcançar essa ambição dependerá fortemente da colaboração com parceiros e desafios mútuos para encontrar formas inovadoras de superar os desafios sem precedentes que todos enfrentam.

Esse é o trabalho que as equipas têm, agora, na agenda. “Estamos a ter um começo realmente encorajador”, continua Thierry Vanlancker. “O que precisamos de fazer agora é manter o ritmo das últimas 24 horas, aproveitar toda a energia e criatividade e desenvolver um ecossistema em rede que ajudará a moldar o futuro sustentável da nossa indústria”, remata.

Mais sobre a AkzoNobel aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade