A Divisão de Powder Coatings da AkzoNobel e a NIO foram distinguidas com um dos prémios mais prestigiados da indústria automóvel – Altair Enlighten Award 2025 – “pela criação de um revestimento inovador que prolonga a vida útil das baterias elétricas”, adianta a AkzoNobel, em comunicado.
“O novo produto, desenvolvido no âmbito da gama Interpon A1000, garante uma durabilidade três vezes superior às soluções existentes, sendo a primeira vez que uma empresa de tintas conquista esta distinção na categoria Sustainable Product”, acrescenta o mesmo documento.
Durabilidade de 15 anos
“A tecnologia foi concebida para proteger as placas inferiores das baterias elétricas, particularmente expostas devido ao sistema de substituição rápida da NIO, que permite trocar baterias descarregadas por outras carregadas nas estações automáticas Power Swap”, sublinha. “Esta prática, repetida ao longo do tempo, poderia acelerar a abrasão e corrosão, mas a solução desenvolvida em conjunto vem responder a esse desafio”, diz.
Mais: “O novo revestimento aumenta a durabilidade de cinco para 15 anos, reduz a espessura da camada protetora em 70% e contribui para uma redução de 2,2 kg no peso do veículo”, garante a empresa.
“Além disso, melhora a eficiência produtiva: aumenta a eficácia da pulverização em 50%, economiza mais de 2.000 toneladas de material e reduz em mais de 2 GWh o consumo anual de energia elétrica nas linhas de produção, comparativamente ao PVC que substitui”, salienta.
80.000 veículos da NIO
Shizhe Tzeng, vice-presidente de Sistemas de Bateria da NIO, sublinha que “o revestimento inovador desenvolvido em conjunto com a AkzoNobel aumentou, de forma significativa, a fiabilidade e a vida útil dos nossos sistemas de bateria, apoiando a estratégia de 15 anos de longevidade”.
Já Jeff Jirak, managing director da AkzoNobel Powder Coatings, acrescenta: “Estamos extremamente orgulhosos por receber este prémio em conjunto com a NIO. É o reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e da nossa liderança em tecnologia de revestimentos para veículos elétricos”.
O revestimento patenteado Interpon A1000 está em produção em massa desde novembro de 2024 e já equipa cerca de 80.000 veículos da NIO em vários modelos. “Desenvolvido no Shanghai Technology Center da AkzoNobel e fabricado na unidade de Changzhou, este produto reforça a aposta da marca em soluções sustentáveis para a mobilidade elétrica, juntando-se à gama Resicoat, dedicada ao isolamento elétrico de componentes como motores e sistemas de bateria”, explica o comunicado.
Desde o início da parceria, em 2020, a cooperação entre a AkzoNobel e a NIO estendeu-se a vários componentes essenciais, incluindo jantes, chassis, pinças de travão e packs de bateria. “A distinção agora recebida reforça o papel das duas empresas na inovação sustentável do setor automóvel”, conclui.
Mais sobre a AkzoNobel aqui.