A Ajusa lança uma nova linha de produtos para reparação do compressor de travão de veículos comerciais – como pode ser consultada no website da empresa. Nesse sentido, em comunicado, trata de explicar vários aspetos técnicos desta parte do motor e as características dos novos conjuntos de juntas para compressores.
Antes de mais, o que é um compressor de ar? “Num veículo industrial (camião e autocarro, por exemplo), existem diferentes elementos que funcionam através de um sistema pneumático como a suspensão, a transmissão ou o sistema de travagem”, diz.
“Este último é de vital importância, uma vez que é responsável por aplicar a pressão necessária nas pastilhas de travão para parar o veículo”, afirma a Ajusa, em comunicado.
Os compressores normalmente montados neste tipo de veículos são de deslocamento positivo e de movimento recíproco, que pode ser de um ou vários estágios. “O seu funcionamento é baseado no deslocamento de um ou vários pistões através dos cilindros movidos pela cambota”, explica.
“Posteriormente, o ar é arrefecido, seco, retirada a humidade e óleo e, por fim, armazenado num tanque para uso posterior. A compressão do ar gera uma grande quantidade de calor que causa a expansão dos seus componentes. É, por isso, que garantir o aperto nessas circunstâncias é de vital importância”, sublinha.
Por que razão é necessário um conjunto de juntas? São vários os motivos que podem levar à necessidade de reparar o compressor: “Perda de compressão para o circuito de refrigeração; perda de pressão do óleo; perda de líquido de refrigeração; quebra de qualquer uma das válvulas ou de outros componentes”, elenca.
Mas há mais: “Falha na lubrificação; rolamentos da cambota e/ou anéis do pistão gastos”, alerta a Ajusa. E frisa, a propósito: “Em todos estes casos, é necessário substituir todas as juntas e válvulas para garantir o seu correto funcionamento”.
A Ajusa desenvolveu kits de reparação de compressores para diferentes veículos industriais. Ostentam a nomenclatura BCXXXXX e a composição é a seguinte: junta da cabeça; folhas de suporte de válvula; válvulas de palheta de entrada; pinos de centralização da válvula; junta de suporte da válvula inferior/superior; válvula de palheta de escape; junta da tampa inferior da cambota; rolamento da cabota; o-ring; conexão de flange o-ring ao motor.
Mais sobre a Ajusa aqui.