A AISIN CORPORATION inaugurou uma unidade de produção em Písek, na República Checa, consolidando a sua estratégia de expansão europeia. “A extensão da fábrica reforça a capacidade industrial da empresa e responde ao aumento da procura por soluções ligadas à eletrificação, em particular unidades de tração elétrica (eAxle)”, avança a empresa, em comunicado.
Visão de futuro
Apesar das recentes oscilações na adoção de veículos 100% elétricos, a AISIN mantém-se firme no compromisso com a transição para a mobilidade elétrica a médio e longo prazos. “O investimento em Písek sublinha a visão de preparar a empresa para um setor automóvel em rápida transformação”, sublinha a mesma fonte.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Nagaoka, embaixador do Japão na República Checa, e de altos responsáveis da AISIN, incluindo Sahara, executive officer e membro do Conselho da AEMC no Japão, e Stewart Napier, presidente da AISIN Europe, sediada na Bélgica.
Parceria com BMW
O novo edifício, com 19.132 m², está totalmente equipado com linhas avançadas de montagem e ensaio, dedicadas à produção de eAxle. “Esta instalação será central no arranque da parceria com a BMW, que prevê o fornecimento para o novo iX3, o primeiro modelo da família Neue Klasse. A AISIN dará início a uma fase intensiva de testes de 18 meses, com produção em escala prevista para março de 2027”, destaca a empresa.
Segundo Zdeněk Rataj, presidente da AISIN Europe Manufacturing Czech, “a equipa de Písek sente-se honrada por ter sido escolhida para um projeto tão exigente e prestigiado, que representa um investimento significativo e tecnologicamente avançado”.
O projeto terá, também, impacto direto na economia local, com a criação de cerca de 350 novos postos de trabalho e o reforço da colaboração com fornecedores e comunidades da região.
Ao mesmo tempo, a nova unidade permitirá à AISIN fortalecer a cadeia de abastecimento na Europa, assegurando maior flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado.
Mais sobre a AISIN aqui.