“Ainda há muito futuro por construir na comunidade GoShop”, revela José Carvalho

Administrador da Romafe reflete sobre o crescimento do GoShop, destacando a força do compromisso e a aposta na sustentabilidade como pilares da empresa portuense.
Check-up Media José Carvalho Romafe

O GoShop continua a marcar o pós-venda automóvel em Portugal com a sua abordagem inovadora. Depois de um ano em “alta rotação”, que culimou, em novembro último, com grande destaque na expoMECÂNICA 2024, o projeto reafirmou-se como um dos mais dinâmicos no mercado.

Em entrevista ao Check-up, José Carvalho partilha a evolução do GoShop, os desafios que o ano de 2025 representa e a força que a palavra “compromisso” tem na relação com os parceiros.

A sustentabilidade, a digitalização e a capacidade de adaptação a um mercado em constante transformação são os temas centrais desta conversa com o administrador da Romafe para a área automóvel (e responsável do GoShop), ocorrida num conhecido hotel, em Lisboa, no Parque das Nações, terminado o verdadeiro “tour” realizado pelo país, durante duas semanas, para visitar os parceiros.

O GoShop foi um sucesso na expoMECÂNICA 2024 e até ganhou protagonismo total no espaço da Romafe. Como foi a evolução desta comunidade em 2024 e o que podemos esperar para 2025?

O evento foi um momento de união e de afirmação para todos os envolvidos. O conceito GoShop espalhou-se por toda a feira, com os nossos parceiros a serem a parte ativa do projeto. O sentido de pertença esteve sempre presente.

Após o sucesso da edição anterior, conseguimos crescer ainda mais e estamos muito entusiasmados para o que 2025 nos reserva. Haverá novidades fortes que reforçam este espírito de comunidade e que comunicaremos em breve.

O conceito de comunidade parece estar cada vez mais enraizado no GoShop. Como estão os parceiros a aderir a esta filosofia e que novidades estão previstas para fortalecer essa relação?

Os parceiros estão a abraçar o conceito de compromisso, mas é um desafio constante manter todos alinhados. Recentemente, visitámos todos os nossos parceiros e apresentámos as novidades planeadas para o próximo ano.

Este reforço da ligação é essencial. Porém, sabemos que nem todos permanecem na comunidade – existe uma seleção natural que garante justiça e equidade, elementos fundamentais para a sustentabilidade do projeto.

O número de parceiros GoShop aumentou nos últimos meses? Há novas metas geográficas ou de perfil de parceiro para 2025?

Sim, temos registado um crescimento e para 2025 queremos continuar a expandir. Identificámos áreas como o centro interior, Leiria, Alentejo e Algarve, onde ainda temos uma presença GoShop muito limitada. Estamos a trabalhar para consolidar essas zonas e acreditamos que, pelo menos, duas delas já estarão cobertas em 2025.

A digitalização está a transformar todos os setores. Como está o GoShop a integrar ferramentas digitais para modernizar o modelo de negócio e apoiar os seus parceiros?

A nossa prioridade tem sido integrar os softwares dos parceiros com o nosso sistema, eliminando a necessidade de consultar portais externos.

“Os parceiros estão a abraçar o conceito de compromisso, mas é um desafio constante manter todos alinhados. Nem todos permanecem na comunidade – existe uma seleção natural que garante justiça e equidade, elementos fundamentais para a sustentabilidade do projeto”

A digitalização permite aceder, rapidamente, a informações como stock, preços e prazos de entrega. Além disso, colaboramos na digitalização das oficinas, criando sinergias que tornam os processos mais eficientes e competitivos.

A sustentabilidade tem assumido protagonismo. Como está a Romafe, através do GoShop e do GoGreen, a abordar temas como economia circular e soluções amigas do ambiente?

Este ano, demos passos importantes, como o uso exclusivo de embalagens recicladas, oferta de brindes em material reciclado na expoMECÂNICA e a eliminação de faturas em papel.

Para 2025, temos planos para uma ação de replantação de uma área ardida em parceria com os nossos membros. É um esforço conjunto que demonstra como pequenas iniciativas podem fazer uma diferença significativa.

Há previsão de expandir o portefólio automóvel com novas marcas ou famílias de produto em 2025?

Sim, mas preferimos ser cautelosos na introdução de novas marcas ou famílias. Temos um planeamento definido com os nossos parceiros e, em janeiro de 2025, daremos mais detalhes. O foco será sempre em produtos que façam sentido para a nossa comunidade.

De que forma o patrocínio no automobilismo – como o projeto Rafael Rêgo e Inês Veiga – ajudou a reforçar a ligação da Romafe à paixão automóvel e a expandir o nome da marca para outros contextos?

Este projeto foi muito importante para promover valores como formação e igualdade de género. No futuro, qualquer iniciativa similar terá de estar associada a uma causa que nos inspire. Caso contrário, não faz sentido apoiar apenas por apoiar.

O setor automóvel está em constante mudança, com a eletrificação e a transição energética a desafiar o mercado. Como estão a Romafe e o GoShop a adaptar-se a estas tendências?

Estamos a acompanhar a evolução do mercado de forma natural, focando-nos no curto prazo e planeando o longo prazo com tranquilidade. Há muitas incertezas sobre a trajetória da eletrificação e o nosso objetivo é ajustar o portefólio de produtos e serviços à medida que o mercado evolui.

Check-up Media José Carvalho Romafe smile
A expoMECÂNICA mostrou o GoShop como uma marca robusta. Há planos de levar esta presença para outros eventos nacionais ou internacionais em 2025?

Neste momento, o foco está na consolidação. A expoMECÂNICA representou o culminar de um trabalho contínuo e, para já, queremos crescer de forma sustentada, garantindo que os nossos parceiros se sintam seguros e protegidos num mercado imprevisível. O nosso foco não é “dispersarmo-nos” por outras feiras.

Quais são as grandes lições aprendidas em 2024 que servirão de base para as estratégias do GoShop em 2025?

A principal lição é não dar passos maiores do que a nossa capacidade. É fundamental observar, analisar e transformar as dificuldades em vantagens para o projeto. Esta visão estratégica foi o segredo do nosso sucesso em 2024 e continuará a guiar-nos.

Num mercado competitivo, como tem a Romafe conseguido manter a qualidade e a confiança como os seus principais valores diferenciadores?

Escolhemos parceiros – sejam fornecedores ou clientes – que partilhem os nossos valores. Internamente, temos uma equipa coesa, que veste a camisola e se sente bem na Romafe. É essa cultura que queremos preservar e intensificar no futuro.

Se tivesse de descrever a visão da Romafe e do GoShop para 2025 numa frase, qual seria?

Citaria uma frase retirada de uma música de Jorge Palma: “Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Atualidade