powered by

Ad Personam Ultimae Roadster: o hedonismo levado ao extremo

Objetivo deste exemplar exclusivo é homenagear o único Miura Roadster. O último Aventador assinala o fim da produção do motor de combustão interna Lamborghini V12.

O último Aventador LP 780-4 Ultimae, que sairá dos portões de Sant’Agata para ser entregue ao seu proprietário suíço, é um roadster especial. O Aventador Ultimae Roadster, de volante à esquerda é uma homenagem ao seu antepassado V12 através de um projeto especial Lamborghini Ad Personam, que espelha, de forma sensível e articulada, o único Miura Roadster.

A cor da carroçaria do Ultimae, “Azzuro Flake”, foi criada especialmente para o efeito, replicando a cor original do Miura, embora tenha um novo elemento brilhante para efeitos de homologação. A cobertura do balancim é de cor “Grigio Liqueo” com uma faixa “Nero Aldebaran”, que vai da frente para a traseira do Aventador e complementa a soleira visível em fibra de carbono, o splitter frontal e o difusor traseiro.

O tejadilho do roadster e a cobertura traseira do motor apresentam-se em fibra de carbono brilhante, pintada de preto, lembrando que o Miura Roadster original. As entradas de ar pretas e a decoração adicional “Nero Aldebaran” no capot do Aventador simulam a entrada de ar do Miura pintado de preto.

Já as saídas de escape são em preto mate, ao passo que as jantes prateadas brilhantes do Ultimae, com pinças de travão pretas, reproduzem as jantes prateadas originais do Miura.

No interior, o Aventador Ultimae é tão exclusivo quanto o Miura Roadster. O estilo dos bancos de couro e os acabamentos ao longo do tablier e da consola central são inspirados no Miura Roadster, com acabamento em couro “Bianco Leda” com “Nero Aldebaran” complementar à volta dos encostos de cabeça.

O tablier, em “Nero Ade Alcantara”, com costura “Bianco Leda”, apresenta um exclusivo emblema bordado do Miura, o mesmo emblema aplicado no balancim lateral, mostrando qual foi a inspiração.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam Ultimae Roadster 2

O Miura P400 Roadster que inspirou o último Aventador V12 foi um veículo de exposição único apresentado no “Carrozzeria Bertone” no Salão Automóvel de Bruxelas, em abril de 1968. Muito mais do que um simples coupé sem tejadilho, o roadster ostenta várias diferenças para oferecer a solução mais estética e garantir a necessária rigidez de torção do chassis.

Foi pintado com uma cor muito brilhante, “Lamè Sky Blue Acrilico”, com interior de “Pelle Bianco” combinado com um tapete vermelho. Com uma linha de tejadilho baixa, grandes entradas de ar laterais e um para-brisas com uma grande inclinação e sem qualquer outro vidro, o roadster foi bem recebido, mas nunca entrou em produção.

Depois de também ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1968, o veículo de exposição, após ter sido testado em Sant’Agata Bolognese, voltou à Bertone e foi vendido à International Lead and Zinc Research Organization (ILZRO), que substituiu todos os componentes possíveis por zinco ou chumbo e foi repintado em verde azeitona com interior verde.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam Ultimae Roadster 3

Foi utilizado como um veículo de demonstração e passou a chamar-se ZN 75. Viajou pelo mundo promovendo os materiais de chumbo e zinco, tendo sido apresentado a vários centros de design de automóveis.

O tratamento de zinco para proteção contra ferrugem, que ainda é considerado obrigatório em todos os veículos novos, pode estar diretamente relacionado com o trabalho do ZN 75. Depois de diferentes proprietários pelo mundo inteiro, o ZN 75 voltou à sua configuração original de roadster, em 2008.

Totalmente restaurado à sua condição original do Salão Automóvel de Bruxelas, foi apresentado no Pebble Beach concours d’élegance, em 2008, onde terminou em segundo lugar na classe Lamborghini.

Mais sobre a Lamborghini aqui.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
Logo Mewa newStratioDayco
CromaxSpies_Hecker_300x150Standox

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional