A AD Parts voltou a destacar-se na Motortec com uma presença impactante: dois pavilhões, uma carpa e um camião no espaço exterior, somando mais de 2.500 m² de exposição.
O grupo ibérico, que, em 2024, registou uma faturação de 1.218 milhões de euros, aproveitou o evento para apresentar soluções tecnológicas, projetos inovadores e serviços dedicados ao crescimento e modernização do setor da reparação.
O Pavilhão 5, com cariz mais institucional, recebeu fornecedores e parceiros internacionais e mostrou a força da marca própria, AD, considerada uma “Premium Private Brand” a nível europeu.
Também aqui se destacam os produtos e suportes tecnológicos do grupo, como a plataforma AD360, os programas de gestão e conectividade, bem como as ferramentas digitais que reforçam a eficiência na distribuição e na reparação.
Já o Pavilhão 6, esteve focado no apoio direto à oficina: equipamentos, ferramentas, rede AD Expert Service Car, formação técnica com veículos didáticos, auditório dinâmico e vários serviços de valor acrescentado marcaram presença.
No espaço entre os dois pavilhões, uma carpa e um camião deram palco ao programa AD Truck, lançado na última edição da Motortec e, agora, em plena fase de desenvolvimento.

Identidade tecnológica
A dimensão do grupo reflete-se nos números: 27 parceiros, 570 pontos de venda, 500.000 m² de armazéns, 6.786 colaboradores e uma frota de 3.642 veículos. Os serviços chegam a qualquer oficina em menos de 30 minutos num raio de 5 km e até três vezes por dia num raio de 30 km.
Entre as grandes novidades, encontra-se a AD Tech, a nova identidade tecnológica do grupo, que integra as equipas de IT da AD Parts, Grup Eina e Einatech.
Esta plataforma digital oferece cinco grandes áreas de suporte: catálogos e ferramentas digitais; formação e diagnóstico; gestão para distribuidores e oficinas; logística avançada; conectividade entre todos os elos da cadeia de valor. O objetivo é claro: oferecer soluções integradas que otimizem a operação dos profissionais do setor.
AD DIAG e ADela
Em destaque esteve, também, o AD DIAG, uma solução própria e acessível que permite realizar diagnósticos remotos e guiados. Com o apoio técnico de mais de 60 especialistas do Grup Eina, este sistema combina tecnologia avançada com experiência humana para garantir eficiência e segurança na intervenção. É o primeiro passo de uma estratégia de longo prazo para acompanhar a evolução tecnológica das oficinas.
Já a ADela, novo serviço de assistência multicanal, permite esclarecer dúvidas sobre peças, referências e aplicações através de WhatsApp, Telegram ou diretamente nas apps AD360 e ADTaller. Uma funcionalidade que agiliza o dia a dia dos profissionais e melhora a experiência de utilização das plataformas digitais do grupo.
O ADTaller, ERP de referência para a gestão de oficinas, foi reforçado com um painel de KPIs potenciados por IA, que ajuda a monitorizar a rentabilidade e a eficiência da operação, e com um planeador visual de ordens de reparação que otimiza recursos, marcações e cargas de trabalho. O sistema permite, agora, também o contacto direto com a AD a partir da aplicação.

Na plataforma AD360, com mais de 35.000 utilizadores ativos mensais, foi lançado um novo separador de loja para produtos não automóvel e um motor de busca de pneus mais avançado, com filtros por qualidade, reforços, certificações e compatibilidade com veículos elétricos.
25 anos de Millennium
Outro pilar da presença da AD na Motortec foi o Programa Millennium, que celebra 25 anos com resultados impressionantes: mais de 170.000 mecânicos formados, 17.800 cursos presenciais e 135 veículos preparados com a tecnologia GEDBox. Já implementado em vários países europeus, chega, agora, Suíça e Itália, reforçando o compromisso com a qualificação dos profissionais da reparação multimarca.
Na área do emprego, a novidade é a plataforma MekanicJobs, um portal que liga estudantes de mecânica a oficinas que procuram talento qualificado. A iniciativa nasce do projeto EinaAD e pretende reduzir a distância entre formação e mercado, ajudando a colmatar uma das maiores carências do setor: encontrar mecânicos preparados para os desafios da reparação moderna.
Por fim, a EinaTech, departamento criado em 2013 para reparar unidades eletrónicas, apresentou novas instalações, com 800 m², e alargou a sua atividade com a reparação de sistemas AdBlue para ligeiros e pesados e mecatrónica DSG de 7 velocidades. Com 24 técnicos e mais de 4.800 unidades reparadas por ano, a EinaTech reforça a economia circular e a independência das oficinas multimarca.
Mais sobre a AD Parts aqui.