“Poucos veículos na história do automóvel adquiriram uma base de fãs tão grande e um status de culto genuíno ao longo das décadas quanto o bom e velho Bulli da Volkswagen. Com o ID. Buzz, o primeiro bus totalmente elétrico da Volkswagen, o grupo conseguiu transferir esse sentimento para a era da mobilidade elétrica. Apenas alguns meses após o seu lançamento no mercado, o ID. Buzz já goza de grande popularidade e o número de pedidos continua a crescer”, afirma a ABT e-Line.
A empresa está a alimentar esse entusiasmo com o desenvolvimento de módulos solares para o tejadilho do ID. Buzz. “Devido à área limitada do teto e às formas complexas dos módulos solares, o esforço necessário para isso era anteriormente muito alto e muito caro. O ID. Buzz, principalmente o de longa distância entre eixos, oferece as melhores condições para isso”, explica a ABT e-Line.
“Os especialistas da Kempten conseguiram desenvolver uma solução com a qual até 600 W de pico podem ser carregados na bateria de alta tensão do veículo através dos módulos solares no tejadiljho. Mas não só: já é considerada uma extensão através dos painéis laterais do veículo para aumentar a potência para mais de 1.000 W”, sublinha a mesma fonte, em comunicado.
O ID. Buzz será capaz carregar enquanto estiver parado e até mesmo durante a condução, ampliando, assim, a sua autonomia. A energia para até 3.000 km por ano pode ser gerada e carregada de forma autónoma com energia solar sem ligação à rede.
“Os veículos BEV e PHEV, com as suas unidades de armazenamento de tração, são a plataforma perfeita para usar energia solar também para propulsão”, explica Eric Plekkepoel, CEO da ABT e-Line GmbH.
Além do carregamento independente, o teto solar ABT e-Line oferece outras vantagens. Por exemplo, o poder inesgotável do sol pode ser usado para alimentar outros consumos de eletricidade, como um corpo refrigerado ou o ID. Buzz no setor dos veículos de camping, o frigorífico ou a iluminação interna beneficiam desta energia solar.
O início da produção em série do novo teto solar está previsto para o início de 2024 através dos parceiros da empresa. Tal como acontece com o ABT Camper XNH, a Volkswagen Group Service fará a conversão perto da fábrica. O que economiza longas rotas logísticas que serve o “interesse de uma maior sustentabilidade”.
Mais sobre a ABT e-Line aqui.