powered by

A nossa “primeira” expoMECÂNICA

Uma viagem aos bastidores da expoMECÂNICA 2021. A primeira feira do Check-up foi, também, um reencontro com velhos amigos. Aqui ficam as sensações vividas.

Pode uma experiência ser a “primeira”, mesmo quando existe já um longo histórico de participações num mesmo evento? Pode, sem dúvida. Quando a perspetiva muda, é  necessário recolocar o conta-quilómetros a zeros.

A expoMECÂNICA 2021 foi a primeira feira vivida pela equipa do Check-up, apesar de, na verdade, ser um reencontro desta com um mercado que tão bem conhece. Reencontro e reinício foram, aliás, as palavras mais ouvidas nos pavilhões da Exponor, entre os dias 15 e 17 de outubro.

No ar, pairou a vontade de desligar, um pouco, dos zooms e teams – que ficarão, para sempre, num mundo cada vez mais digital – e voltar a estar, cara a cara, com clientes, parceiros e amigos.

Ainda não existem abraços virtuais. Mas físicos não faltaram num evento que teve uma enorme e surpreendente enchente. A única diferença para as anteriores edições, “foram as máscaras que cobriam alguns sorrisos”, como recordou José Manuel Costa, responsável pela organização deste salão, que voltou a juntar o aftermarket.

O que se segue são apenas pequenos apontamentos de conversas e sensações, sem ordem cronológica nem alfabética, registadas, ao sabor do momento, ao longo de três dias intensos. As novidades de cada empresa virão depois. Por agora, celebremos o regresso em força do setor.

Ao sabor do momento

Vivemos momentos de boa disposição com Jorge Pinto, da MF Pinto. Houve espaço para falar de trabalho, da alegria de reencontrar amigos e até para combinar um jogo de padel. Recordámos uma entrevista que realizámos já em tempos de pandemia, mal as regras o permitiram.

Mas a feira foi muito mais. Ouvimos os sábios conselhos de Pedro Costa, da PCC, acerca da criação de novos projetos. Palavras de quem conhece as dificuldades dos primeiros passos por, também ele, os ter dado a seu tempo.

Reforçámos os laços de amizade com Rui Lopes, da RPL Clima, um dos vários expositores a quem o carro foi assaltado à noite perto do hotel onde estava hospedado.

Check-up Media MF Pinto

Ficámos lisonjeados com a hospitalidade com que Nuno Durão, da Pro4matic, nos acolheu no seu amplo stand. Entre duas cervejas, ficámos a saber de outras tantas novidades.

Entrevistámos José Manuel Costa, diretor da expoMECÂNICA, num dos mais movimentados corredores da feira, para além das várias vezes que falámos com ele ao longo dos três dias do evento. O seu ânimo foi o nosso.

A entrevista com André Castro Pinheiro teve como pano de fundo o Jaguar XJS V12 com o qual diretor da Divisão Automóvel da FUCHS Lubrificantes alinha nas corridas de clássicos. Nem poderia ser de outra forma.

Também houve pausas no trabalho. Para comer. Almoçámos com a equipa da revista Pós-Venda, onde reinou, como sempre, a boa disposição entre companheiros de profissão.

Trocámos algumas palavras com José Alves Pires, da Atlantic Parts, e Carlos Gonçalves, da Filourém, a caminho, imagine-se, da casa-de-banho. Prova de que os reencontros podem ter hora marcada, mas nem sempre local certo.

Check-up Media PCC

Ficámos sensibilizados com o afeto de José Luis Bravo e a simpatia de Paula Aranalde Soares, diretor-geral e diretora de operações da ASER, respetivamente, que acolheram centenas de profissionais no seu espaço, para além dos seis parceiros portugueses, que receberam, diga-se em abono da verdade, o Check-up de braços abertos: Humberpeças, Samiparts, N Peças, M Pecas, Celparts e ATM Peças.

Mónica Gonçalves e Cátia Neves, da LD Auto, que visitavam a feira, mostraram a sua simpatia de sempre, cada vez que connosco se cruzaram nos pavilhões da Exponor.

Mário Carvalho e a sua equipa da Carf foram uma constante fonte de alegria… e de abastecimento de cerveja. Para que a desidratação não impedisse nunca a equipa do Check-up de prosseguir o seu trabalho.

Tivemos uma animada conversa, não de café, mas de corredor, com Filipa Pereira e Inês Peças, dois dos elementos do bilstein group que tinham vindo ver a 7.ª edição da expoMECÂNICA.

Demos um forte abraço a Grisélia Afonso, da SKF, perante a olhar atento do super simpático e cordial conselho de administração da Romafe: Mónica França, José Vaz e José Carvalho, que contou, com entusiasmo, o crescimento da empresa no último ano.

Vista para o futuro

Fomos à procura do responsável da Cepsa e trocámos cartões com Filipe Reis, da Auto Silva Acessórios. Portas abertas e com vista para parcerias do futuro. Cumprimentámos o sempre cordial e educado Pedro Jesus, da Cometil, que não parava de explicar aos parceiros as qualidades dos equipamentos da empresa.

Ouvimos os desabafos de José Morgado, da Domingos & Morgado, que chegou a ponderar se marcaria ou não presença na feira. Mas que, logo no primeiro dia, percebeu que “teria sido um erro” falhar esta edição.

Estreitámos (ainda mais) as relações com Filipe Carvalho, da Imporfase, sempre simpático e disposto a ajudar. E foi bom saber que Ricardo Barros, da Auto Barros Acessórios, já tinha dado pela nossa falta.

Trocámos dois dedos de conversa com Joel Pinheiro, da JP Tools, e recebemos os parabéns de Pedro Sardinha, da BENZolutions, que visitava a feira. Ficámos surpreendidos pelo facto de Castrol e João Cruz (este último pertencente à Mecânica Sobre Rodas, que estava presente no stand da Interescape), já acompanharem o Check-up desde o dia em que o projeto foi lançado.

Brindámos com Dario Alves e Aloísio Cruz, da Inforap, que tinham preparada para o Check-up uma garrafa de Vinho do Porto. E ouvimos as suas divertidas histórias. No stand da Gonçalteam, fomos contagiados pelo otimismo de António Gonçalves, que se fazia acompanhar por dois elementos da LAUNCH Ibérica.

Reforçámos a empatia com Mónica Violante e João Casinhas, ambos da OSRAM, que foram “apanhados” a visitar a feira. E ficámos orgulhosos pelo facto de Rui Lopes, da Escape Forte, ter revelado que recebeu um cliente de Oeiras por este ter visto uma das publicações do Check-up nas redes sociais. Que mais podemos pedir?

Foi ainda reconfortante sentir o forte apoio de toda a equipa do Grupo Autozitânia (que inclui a Bragalis), a começar pelo administrador, Ricardo Venâncio, pelo diretor de marketing e comunicação, Flávio Menino, e pelo responsável do projeto AD: Jorge Menezes.

Ouvimos, atentamente, Sérgio Santos, da Tacofrota, sobre a parceria com o Check-up, e ficámos de enviar a Luís Trindade, da PACEC, mais detalhes acerca do projeto. Saudámos a presença de Joana Moura, da Mourauto, que se fez acompanhar de toda a equipa que com ela trabalha, e de Mónica Alves, responsável da rede AutoCrew, que se encontrava, nesse momento, no mesmo stand.

José Pires, Carlos Silva e Lucas Krautli, receberam-nos de braços abertos no stand da KRAUTLI Portugal, que contou com a presença de Markus Krautli, administrador, e dos responsáveis internacionais da Lukoil, sem esquecer, claro, Pedro Lança, o novo diretor da Divisão de Lubrificantes e Produtos Químicos da empresa.

Check-up Media MGM

Ficámos com o ego massajado graças às palavras de incentivo de Miguel Ivo Gomes, da Bahco, um dos mais simpáticos profissionais que estiveram a expor na feira. Entrevistámos Manuel Félix, da EuroMais, e Rui Costa, do Grupo Merpeças, num ambiente totalmente descontraído e com um DJ residente a acompanhar o momento.

David Oliveira, da Lynxport/Snap-on Tools, desejou-nos as maiores felicidades, e Luís Inglês, da Würth, ouviu com toda a atenção aquilo que explicámos. Reencontrámos Philipe Jassin, da Automatic Choice, e David Laureano, da Alcaide & Salco.

Elogiámos a nova imagem da Sparkes e recebemos mensagens de incentivo por parte de Diamantino Costa, diretor-geral, e Tânia Rocha, responsável de marketing. Rimo-nos, com prazer, juntamente com Nuno Wheelhouse Reis e Paulo Santos, CEO e diretor de marketing e vendas da RedeInnov, respetivamente, no mesmo espaço onde apareceu Paulo Pinto, da Schaeffler.

Trocámos algumas palavras com Ângelo Coelho, da A. Vieira, e Joana Costa, do Grupo Valente & Lopes. E já tínhamos saudades da simpatia de Rui Chorado, da Dispnal, da boa disposição de Nuno Caetano, da Hélder Máquinas, e da cordialidade de Rui Queiroz, da BlueChem.

David Moneo, diretor da Motortec Madrid, concedeu-nos a primeira entrevista do dia de abertura. Memorizámos as sempre sábias palavras de incentivo de Joaquim Candeias, managing director do bilstein group.

Check-up Media Grupo Autozitânia

Assistimos à ação de formação da LIQUI MOLY Iberia, ministrada por Cristiano Fumega, no stand da ASER, perante a presença de Cláudio Delicado, amigo de longa data do Check-up. Conversámos com Pedro Costa, da Vallux/Flowey, José Vicente, da Linextras, e João Cardoso, da ContiTech.

Três dias intensos

A intensidade foi total. E ininterrupta. Marcámos presença numa das sessões de formação do Grup Eina, promovidas pela Autozitânia, que reuniu cerca de 800 participantes ao longo dos três dias de feira. António Mateus, da Textar, apresentou-nos Vítor Maia, consultor técnico da mesma organização.

E como foi bom ter ouvido Pedro Santos, da Intermaco, dizer que o Check-up é “malta fixe”. Cumprimentámos, de uma assentada, Pedro Barros, da TIPS 4Y, e Dário Afonso, da ACM, que estavam à conversa na fronteira que dividia o Pavilhão 4 do 5.

Luís Almeida, da Japopeças, e Tom Engels, da Aisin Europe, desejaram-nos a maior sorte na nossa caminhada digital. José Rodrigues e José Saraiva, ambos da Rodrigues Tyres, agradeceram a nossa visita. Com Albano Melo, da Vieira & Freitas, recuperámos a conversa no ponto em que ela ficara antes da pandemia. Sempre com muitas gargalhadas à mistura.

Trocámos cartões com Artur Tomás, da Maxolit, e com o staff da Berner, durante o almoço do último dia da feira. E encontrámos o casal que gere os destinos da TOPCAR Auto Sesimbra, oficina onde um dos elementos do Check-up leva o seu carro à revisão. Não há coincidências.

A alegria e a autenticidade de Manuel Guedes Martins, da MGM são já um cartão de visita da expoMECÂNICA. Ricardo Figueiras, em representação da MCoutinho Peças, AZ Auto e Rino, confidenciou-nos as suas peripécias durante a pandemia. E não foram poucas.

A Roady, na pessoa de Patrícia Senico, mostrou-se bastante interessada no projeto Check-up. Encontrámos João Marcelino, da Bosch, Isabel Basto e Vanessa Barros, ambas do Grupo Nors, e Virgílio Maia, da Axalta, nos corredores da feira.

Conversámos com Joaquim Alves, da JABA Translations, e Hélder Ruel, da MSM. José Costa, da Eurocofema, e Catarina Bastos, da Spinerg, quiseram inteirar-se também do projeto Check-up.

Conversámos com Nelson Tripa (fundador da empresa à qual “empresta” o seu nome), Edmundo Costa, da Cetrus, e Filipe Barradas, da Prosper Popularity. TelePeças, Milwaukee, Quasar e Eurotransmissão foram outras empresas que visitámos e com as quais estreitámos laços.

Check-up Media Romafe

Já com a feira a caminhar para o fim, cruzámo-nos com Amadeu Fernandes, da Spanjaard e Kroon-Oil, que tinha vindo ver a edição que assinalava o regresso, tal como Amílcar Nascimento, da Exide.

Mais sobre a expoMECÂNICA aqui.

 


MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade