A Wolf Lubricants, marca da Wolf Oil Corporation, marca presença em vários países. Um deles é Portugal, onde dispõe de parceiros muito fortes. Casos das empresas AS Parts e Civiparts desde 2010, ambas do Grupo Nors. Facto que permite à marca manter-se estável de modo a aumentar o seu volume ano após ano.
Em entrevista ao Check-up, Salvador Llombart, country manager de Espanha e Portugal da Wolf Oil Corporation, aborda a história da empresa, o envolvimento no desporto automóvel e a estratégia futura, sem esquecer, claro, os ensinamentos retirados da pandemia.
Pode fazer-nos um pequeno périplo pela história da Wolf Oil Corporation?
A Wolf Oil Corporation, empresa que está por detrás da Wolf Lubricants, estabeleceu-se como empresa familiar em 1955. Hoje, é um fabricante independente líder de lubrificantes de elevado desempenho, com presença internacional que se estende por vários continentes.
Orgulhamo-nos de ser um puro player da indústria de lubrificantes. Atualmente, estamos presentes em mais de 100 países. Todos os nossos produtos são misturados localmente, na Bélgica. Damos tanta importância à qualidade dos produtos que produzimos como à excelência do serviço que prestamos.
Além disso, graças à equipa de I&D dedicada de que dispomos, ao laboratório local que temos e à certificação ISO que ostentamos, garantimos a mais elevada qualidade em todas as etapas do nosso processo de produção.
Enquanto fabricante líder de lubrificantes, com mais de 65 anos de experiência na indústria, demonstramos a qualidade dos nossos produtos através das mais de 100 aprovações OEM em todo o mundo que temos.
À medida que a marca vai crescendo, estabelecemos parcerias de prestígio, como a que temos, por exemplo, com o Mundial de Ralis da FIA (WRC), para apoiar as nossas gamas de produtos inovadores. Também adotamos uma abordagem de solução completa, com um amplo portefólio de produtos.
Por último, mas não menos importante, somos uma marca que oferece um serviço completo para os parceiros, garantindo que estes dispõem de todas as ferramentas necessárias para impulsionar o sucesso coletivo de todos os envolvidos.
Como classifica a gama de produtos da Wolf Lubricants nos segmentos onde está presente?
O amplo portefólio de produtos de que dispomos abrange todas as aplicações para todos os segmentos e tipos de veículos, dando resposta a todas as necessidades do mercado, desde os padrões mais básicos da indústria até aos requisitos OEM mais exigentes.
Entre os segmentos onde operamos, estão o automóvel, veículos pesados para estrada e off-road, motociclos, indústria, agricultura e marítimo. E, para cada um deles, garantimos que os nossos produtos cobrem todas as aplicações: fluidos de transmissão, líquidos de refrigeração, fluidos hidráulicos, massas lubrificantes e muito mais.
Atualmente, temos mais de 160 produtos para automóveis e 150 produtos para veículos pesados. E estamos a atualizar, constantemente, o nosso portefólio de artigos.
O envolvimento no desporto automóvel tem sido uma aposta ganha…
Absolutamente. A Wolf Lubricants orgulha-se de ser Parceira Oficial de Lubrificantes do Mundial de Ralis da FIA e Parceira Técnica do Junior WRC. Não há nada no desporto automóvel que se compare à diversidade, espetáculo e pura emoção do Mundial de Ralis da FIA (WRC), que traduz paixão pelo automobilismo e inovação tecnológica.
Graças a esta parceria, conseguimos aproximar a nossa história dos fãs do desporto motorizado e dos entusiastas da condução. O FIA World Rally Championship é um parceiro de referência nos ralis de elevada performance, com pilotos e copilotos a levarem os seus veículos ao limite, testando os motores em condições extremas.
O Junior WRC oferece-nos a plataforma perfeita para desenvolvermos os lubrificantes para os motores de amanhã. Depois de testarmos os nossos produtos em condições exigentes, pegamos no conhecimento das corridas e aplicamo-lo em todos os nossos artigos. E, isso, é, obviamente, benéfico para clientes e utilizadores finais.
Que ensinamentos retira a Wolf Lubricants da pandemia?
Tal como aconteceu com a maioria dos negócios em todo o mundo, também passámos por um período desafiante. No entanto, todos esses desafios não nos impediram de nos esforçarmos para ser um parceiro de negócios ainda melhor. Continuámos a inovar, a produzir e a avançar durante todo o difícil período de pandemia.
A lição mais importante que retirámos foi que temos de estar preparados mesmo para os desafios mais difíceis, trabalhando sempre em estreita colaboração com os nossos parceiros, numa base na confiança mútua.
Durante esse difícil período, não trouxemos apenas formulações sofisticadas ao mercado. Fortalecemos, também, as nossas relações com os parceiros. Por exemplo, recebemos o “Brand Development Award” do Groupauto International, em 2020.
Logo de seguida, fomos por ele escolhidos como fornecedor estratégico de lubrificantes em 2021. Continuámos a parceria com o FIA WRC e, recentemente, recebemos o “Premier Data Supplier” da TecAlliance, graças à extraordinária qualidade dos nossos dados do catálogo TecDoc.
Ao mesmo tempo, colocamos um forte foco na mobilidade de amanhã. Estamos a viver tempos emocionantes. As novas tecnologias estão a revolucionar as nossas vidas em todas as áreas. E, isto, também se aplica ao setor automóvel, que está a trabalhar para um futuro neutro em carbono.
É aí que estamos um passo à frente e a liderar o caminho para responder aos requisitos atuais e futuros do mercado de reposição, com soluções de lubrificantes inovadoras e de elevada qualidade. Forte exemplo disso, é a nossa gama híbrida, que contribui para um baixo consumo de combustível, concebida, precisamente, para veículos híbridos, cuja quota de mercado tem vindo a aumentar em todo o mundo.
Outro exemplo é, definitivamente, a nossa gama de óleos para veículos movidos a gás, que foi formulada para modelos Dual Fuel, GPL e GNC. Atualmente, 3,2% dos automóveis de passageiros e 1,5% dos comerciais ligeiros na Europa consomem gás, o que representa 98% do mercado total de combustíveis alternativos.
Com a legislação de emissões cada vez mais apertada e a noção de que muitos técnicos e oficinas em todo o mundo precisam dos lubrificantes certos para esses veículos especializados, apresentámos ao mercado a nossa gama para modelos a gás.
Que desafios enfrenta a Wolf Lubricants enquanto marca?
Os lubrificantes costumavam ser vistos como “produtos de comodidade” há uns anos. Hoje, vivemos num mundo onde eles devem ser considerados como uma “peça de reposição” e um elemento vital para manter os motores a funcionar da melhor forma possível.
No entanto, sabemos que o parque automóvel português é o mais antigo da Europa Ocidental, o que significa que ainda existem muitos veículos com mais de 10 anos a circular. Por outro lado, a tecnologia em motores mais novos está a evoluir rapidamente, exigindo soluções avançadas na área dos lubrificantes.
Tal inclui, sobretudo, a procura por produtos com tecnologia aprimorada, que se focam na economia de combustível e são compatíveis com sistemas de pós-tratamento de gases de escape, bem como com especificações modernas.
Por exemplo, a especificação ACEA C5 e a mais recente ACEA C6 são bons exemplos desses novos desenvolvimentos. Ambas estabelecem padrões rígidos para óleos de motor, de modo a torná-los compatíveis com motores sofisticados.
De uma perspetiva comercial, assistimos a muitas novas marcas e operadores a aparecer no setor. Cada dia que passa surgem mais importações e mais marcas próprias, que dividem o “bolo” do mercado em “fatias” ainda mais pequenas. O que se traduz em perdas de margem e leva ao aparecimento de operadores mais “agressivos”.
Mas têm parceiros muito fortes em Portugal…
Verdade. Temos, de facto, parceiros muito fortes em Portugal, através dos nossos distribuidores e seus clientes. Facto que permite à Wolf Lubricants manter-se estável para aumentar de volume ano após ano. As empresas AS Parts e Civiparts, ambas do Grupo Nors, são nossos parceiros desde 2010.
A AS Parts é dedicada ao segmento dos automóveis, enquanto a Civiparts opera no segmento dos veículos pesados. Mas os retalhistas são uma parte essencial dos canais de comercialização em Portugal, sendo, por isso, parceiros fundamentais para a nossa marca chegar às oficinas.
No negócio dos automóveis, conseguimos servir a rede TOPCAR, que dispõe de 100 oficinas em Portugal. Na área dos pesados, temos negócio com algumas frotas, mas, também, com a rede TOP TRUCK, que conta com mais de 20 oficinas em terras lusas.
Como olha a Wolf Lubricants para a eletrificação do automóvel?
A indústria está a mudar rapidamente, concentrando-se, sobretudo, num futuro neutro em carbono. Nesse sentido, não nos surpreende o crescimento que os veículos híbridos e elétricos têm registado em todo o mundo.
Para garantir a lubrificação adequada e maximizar a eficiência energética desses veículos, são essenciais lubrificantes dedicados. A mobilidade de amanhã está no centro do desenvolvimento dos nossos produtos.
A Wolf Lubricants está a trabalhar arduamente para responder aos requisitos atuais e futuros do mercado de reposição automóvel, com soluções lubrificantes inovadoras e de elevada qualidade.
Por exemplo, desenvolvemos uma gama específica para veículos híbridos, que pode ser considerada uma importante tecnologia de descarbonização da mobilidade e necessita de lubrificantes dedicados.
Gama essa que foi concebida para veículos híbridos com baixo consumo de combustível, cuja quota de mercado está a crescer em todo o mundo. Alargámos a nossa gama em 2021, que contempla, agora, seis óleos de motor inovadores.
Sendo a Wolf Lubricants uma marca que “dá vida aos motores”, continuaremos a expandir as nossas gamas de produtos inovadores e trabalharemos arduamente para dar resposta às necessidades dos motores de amanhã, com lubrificantes aperfeiçoados pela tecnologia.
A neutralidade carbónica é, por isso, um tema que levam muito a sério…
Sem dúvida. É incrível ver como as novas tecnologias estão a revolucionar as nossas vidas. Da conectividade à Inteligência Artificial, dos smartphones aos dispositivos médicos. Isto também se aplica ao setor automóvel, que está a trabalhar para um futuro neutro em carbono.
Sendo nós uma marca com visão de futuro, estamos um passo à frente e lideramos o caminho para responder aos requisitos atuais e futuros do mercado de reposição, com soluções lubrificantes inovadoras e de elevada qualidade.
Não misturamos apenas lubrificantes sofisticados. Estamos, também, a viabilizar a mobilidade do futuro. À medida que a indústria enfrenta novos desafios, as nossas equipas de I&D estão a trabalhar para desenvolver soluções inovadoras de modo a manter as pessoas em movimento.
Os nossos esforços também se tornaram visíveis através da colaboração com a equipa alemã Four Motors na época 2020/2021, o que demonstra bem a aposta que fazemos no mundo sustentável de corridas e estabelece as bases para uma mobilidade ambientalmente mais consciente na estrada.
O que podemos esperar da Wolf Lubricants em 2022?
Focar-nos-emos no lançamento de novos produtos e consolidaremos a nossa quota de mercado (Portugal incuído). Faremos lançamentos empolgantes e continuaremos a atualizar as nossas gamas de produtos, uma vez que a inovação está no nosso ADN.
Somos uma marca com pensamento de futuro e curiosa, com uma visão única sobre o que o amanhã trará. E, claro, é igualmente importante garantir que os nossos parceiros disponham de todas as ferramentas e orientações necessárias.
Estamos comprometidos em fornecer todas as ferramentas de apoio necessárias aos nossos distribuidores nas operações diárias dos seus parceiros, lojas de retalho e oficinas. Em 2022, continuaremos a expandir os nossos serviços nesse sentido.