powered by

“A gestão térmica é um motor de crescimento”, explica a MAHLE

Uma gestão térmica eficiente torna a mobilidade elétrica eficaz possível. O aquecimento e a refrigeração são tecnologias cruciais para a MAHLE.

A gestão térmica eficiente é o que torna a mobilidade elétrica eficaz possível, em primeiro lugar. Aquecimento e refrigeração em veículos é uma área de tecnologia crucial para a eletrificação e é o core business da MAHLE.

 “O potencial de vendas para gestão térmica em veículos elétricos é três vezes superior à dos veículos equipados com motores de combustão. A gestão térmica é o motor da eletrificação na MAHLE”, assegura Jumana Al-Sibai, membro do Conselho de Administração do Grupo MAHLE e responsável por esta unidade de negócio.

O mercado para essas tecnologias está a crescer significativamente devido à mobilidade elétrica. Vindo de um volume global total de cerca de 35 mil milhões de euros para produtos de gestão térmica em 2021, a MAHLE espera atingir mais de 50 mil milhões de euros até 2030.

“Queremos participar, de forma inequívoca, nesse crescimento. Vamos expandir ainda mais o nosso status estabelecido como fornecedor de sistemas com foco em eficiência energética e ar condicionado”, garante Al-Sibai.

O grupo desenvolveu tecnologias inovadoras para aumentar a autonomia e a capacidade de carregamento rápido dos veículos elétricos, bem como para trazer mais conforto a estes.

“Gestão térmica e eletrificação são pilares estratégicos fundamentais do Grupo MAHLE. Somos dos maiores fornecedores de sistemas de gestão térmica modulares e altamente eficientes com presença global. Vamos alavancar esses pontos fortes e promover a mobilidade sustentável”, esclarece ainda Jumana Al-Sibai.

Com cerca de 4,5 mil milhões de euros (+16% em comparação com 2021), a gestão térmica foi a área mais forte da MAHLE em termos de vendas e crescimento em 2022.

A eletrificação e a gestão térmica estão intimamente interligadas. A MAHLE é dos poucos fornecedores ativos em ambos os campos com excelente experiência.

Check-up Media MAHLE thermal management module

 “Isso permite-nos ajudar os nossos clientes a obter melhores soluções para veículos elétricos a bateria, híbridos e veículos convencionais”, adianta Uli Christian Blessing, responsável de gestão térmica global da MAHLE.

“Com o nosso elevado nível de especialização em sistemas, permitimos um espaço de instalação menor, maior eficiência e desempenho e custos gerais mais baixos”, sublinha.

No caso do e-car, os principais fatores de aceitação para os clientes finais dependem da gestão térmica: vida útil da bateria, autonomia do e-car, desempenho do sistema de acionamento e capacidade de carregamento rápido.

Em todos os momentos e em todas as condições climatéricas, cada componente do sistema de acionamento requer a temperatura correta. Ao mesmo tempo, a gestão térmica garante um clima agradável no interior do veículo – o conforto para o condutor não é apenas agradável, mas é, também, um fator de segurança.

O ar condicionado interior deve ter a menor influência possível na autonomia. Tal resulta em elevadas exigências no sistema completo, além de que complexidade e valor dos componentes individuais aumentam consideravelmente.

Check-up Media MAHLE battery cooling plate

Para veículos elétricos compactos (segmento C), por exemplo, a MAHLE espera que o valor dos componentes “aumente mais de 100% em comparação com um carro com motor de combustão interna”, revela fonte da empresa.

Para reduzir o custo e a complexidade do sistema e aumentar a eficiência, a MAHLE desenvolveu um novo módulo de gestão térmica. O sistema combina um permutador de calor, bombas de refrigeração, condensador, arrefecedor, sensores e válvulas numa unidade.

“Economizamos espaço de instalação, esforço de engenharia e custos. Ao mesmo tempo, estamos a tornar-nos significativamente mais eficientes”, diz.

“Até 20% mais autonomia pode ser alcançada com o nosso módulo numa rede de sistema com uma bomba de calor em comparação com uma arquitetura de aquecedor elétrico puro. Maior desempenho de arrefecimento melhora a capacidade de carregamento rápido”, acrescenta.

A MAHLE também desenvolveu vários novos componentes de sistema, como um ventilador elétrico. Garante um arrefecimento eficiente durante o carregamento e permanece “agradavelmente silencioso”.

Os compressores de ar condicionado também desempenham um papel importante. “O mais recente desenvolvimento da MAHLE é o mais potente do mundo, com até 18 kW. O volume total de pedidos de compressores elétricos de ar condicionado até ao momento é de cerca de 1,4 mil milhões de euros”, pode ler-se no comunicado.

“Outro produto de sucesso são as placas de refrigeração da bateria, que garantem carregamento rápido, longo alcance e longa vida útil para baterias de iões de lítio sensíveis”, refere.

“Além disso, a MAHLE é dos principais fornecedores mundiais com os seus inovadores sistemas de bombas de calor. Ajudam a reduzir o consumo de energia de um veículo elétrico e permitem a instalação de baterias menores e de menor custo”, conclui.

Mais sobre a MAHLE aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional