powered by

“A cada segundo, é montado um produto KYB no mercado de reposição europeu”, diz Javier González

De Sevilha, onde reside, a Matosinhos, “berço” da expoMECÂNICA. O Check-up acompanhou o diretor de marketing e coordenador de vendas ibérico da KYB Europe desde a capital da Andaluzia até à Exponor.
Fotos

Formado em Ciências Empresariais e Marketing, Javier González, 33 anos, adora viajar e tem no surf uma das suas grandes paixões. No seu currículo, conta com um mestrado em Comércio Internacional.

Antes de ingressar na Cruzber, S.A., fabricante espanhol de barras de tejadilho e porta-bagagens, já muito presente no setor do pós-venda, Javier González desempenhou a função de gestor de exportação em várias empresas.

À KYB Iberia, chegou em maio de 2021 para ocupar o cargo de coordenador de vendas ibérico. Ou, por outras palavras, foi contratado para sales coordinator Spain & Portugal. Desde o passado dia 1 de janeiro, é, também, diretor de marketing para os dois países.

A KYB Iberia, localizada em Madrid, celebra, em 2023, duas décadas de existência. Que balanço faz deste percurso?

Desde 2003, ano em que a KYB (Kayaba) se estabeleceu em Espanha, que a projeção da marca tem sido muito positiva. Hoje, dispomos de 15 fábricas em todo o mundo, com capacidade para produzir 75 milhões de amortecedores por ano destinados aos mercados de equipamento de origem e pós-venda. Dessas 15 unidades de produção, temos a “sorte” de duas delas estarem em Espanha, mais concretamente em Navarra.

Desde que ano está a KYB presente em Portugal, quantos distribuidores têm atualmente e como se processa o negócio?

A KYB está presente em Portugal desde 2003. Temos uma distribuição muito bem estruturada, que faz com que os produtos KYB cheguem à oficina em muito pouco tempo.

Trabalhamos em estreita colaboração com as equipas de vendas dos nossos distribuidores para desenvolvermos, em conjunto, ações que nos permitem continuar a crescer. E esta é a linha que queremos seguir em 2023.

Que planos tem a KYB em cima da mesa para o mercado português?

Na KYB, continuamos a trabalhar para estarmos mais perto das oficinas, sempre acompanhados pelos nossos distribuidores. Queremos continuar a sensibilizar a sociedade para a importância de conduzir com os amortecedores em bom estado, de modo a que a segurança não seja colocada em causa.

Check-up Media Javier González KYB 2

Para isso, sabemos que os profissionais das oficinas são fundamentais, pois são eles que têm contacto direto com os utilizadores finais. Portanto, são eles que podem fornecer informações e conselhos em primeira mão. Para ajudá-los nesse sentido, continuamos a desenvolver ferramentas de apoio de vendas que facilitam essa difícil tarefa que têm.

A app KYB Suspension Solutions continua a crescer em popularidade junto das oficinas. Quantas vezes foi já descarregada pelos profissionais?

Fruto de um estudo realizado a nível europeu sobre as necessidades dos mecânicos, a KYB desenvolveu um conjunto de ferramentas inovadoras para responder às necessidades das oficinas focadas na melhoria da comunicação eficaz com os seus clientes, fundamental nos tempos que correm.

Em que consiste? Além de valorizar “o papel crucial” que amortecedores, molas, apoios e proteções têm no funcionamento do veículo. A app (que é gratuita) regista já com mais de 16 mil downloads efetuados.

De que forma as operações de aftermarket da KYB beneficiam do facto de a marca ser um dos principais fornecedores de amortecedores para os fabricantes de veículos?

 A KYB é o maior fabricante de produtos hidráulicos no Japão e um dos principais fornecedores mundiais de amortecedores para construtores de veículos (OE). Os produtos de marcas premium continuam a ser dos mais valorizados e procurados entre os profissionais do setor.

A qualidade do produto, a sua altíssima presença no equipamento de origem, uma gama que se adapta a cada tipo de veículo e condução, um catálogo com a maior cobertura do mercado europeu, uma distribuição que proporciona um excelente serviço e apoio aos profissionais do setor pela nossa força de vendas. Tudo isto conduz-nos à satisfação do cliente final.

Além da unidade japonesa de Gifu, a maior fábrica de amortecedores do mundo, a KYB conta com três locais de fabrico na Europa, que, juntos, produzem mais de um milhão de amortecedores por semana para equipamento de origem e para o mercado de reposição…

Nem mais. Dispomos de três fábricas de amortecedores na Europa, que produzem tanto para o mercado de reposição como para primeiro equipamento, além de uma fábrica de molas de última geração.

É verdade que, a cada segundo, é montado um produto KYB no mercado de reposição europeu?

É mesmo. A cada segundo, um produto KYB é montado no mercado de reposição europeu.

Check-up Media Javier González KYB 3

E a rede europeia de armazéns da KYB, dispõe de 4,5 milhões de unidades em stock?

A KYB fabrica um milhão de amortecedores por semana. A cada segundo, como disse acima, um produto KYB é montado no mercado de reposição europeu. 4,5 milhões de amortecedores encontram-se em stock na nossa rede de armazéns na Europa. Um em cada cinco carros no mundo é equipado de origem com KYB.

Mais: a KYB dispõe de um catálogo de 4.144 referências de amortecedores, 520 referências de apoios, 375 referências de kits de proteção e 3.105 referências de molas, abrangendo um total de 34 marcas de veículos.

Em que medida o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem afetado o negócio da KYB, que dispõe de operações em ambos os países (na Rússia desde 2012, na Ucrânia desde 2011)?

 Para nós, foi muito complicado. Primeiro, pelos colegas que estavam (e estão) a sofrer com este conflito. Depois, porque afetou o nosso negócio. Tivemos de fechar, temporariamente, o fornecimento à KYB Rússia e à KYB Ucrânia, que são duas grandes filiais do negócio da KYB.

 

 

MF Pinto BendixAutozitania-Bragalis_875x175
Logo Mewa newSparkes_mrec_01_02_2023Mercedez EQE Banner

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada