A Renault Trucks, representada pelo Grupo Nors em Portugal, apresentou três novas versões do Renault Trucks E-Tech T, destacando-se o E-Tech T 780, capaz de alcançar 600 km com uma única carga.
“A evolução tecnológica é acompanhada pelo E-Tech T 585, focado na carga útil e com autonomia máxima de 460 km, e pelo renovado E-Tech T 540 4×2, agora capaz de percorrer 450 km com uma carga, reforçando a oferta elétrica para diferentes perfis operacionais”, avança o Grupo Nors, em comunicado.
Percursos longos
A melhoria no alcance energético é possível graças ao novo eixo elétrico integrado (E-axle), que concentra motores e transmissão no eixo traseiro, libertando espaço para mais baterias entre as longarinas.
“A Renault Trucks equipa estes modelos com baterias NCA de alta densidade, em formato “L”, garantindo oito anos ou até um milhão de quilómetros de desempenho. O E-Tech T 585 oferece 585 kWh, enquanto o E-Tech T 780 chega aos 780 kWh, tornando-se numa opção sólida para percursos longos”, pode ler-se no mesmo documento.
“Compatíveis com carregamento ultrarrápido MCS até 720 kW, os modelos podem recuperar cerca de 350 km em 45 minutos, ideal para a pausa regulamentar do condutor. Para operações em base, mantêm compatibilidade com carregamento CCS até 350 kW, assegurando flexibilidade no planeamento operacional”, sublinha.
Disponibilidade em serviço
Pensados para longo curso, os novos 6×2 recebem suspensão pneumática e eixo traseiro leve, direcional e elevável, oferecendo “conforto, menor desgaste de pneus e manobrabilidade semelhante a um 4×2”, explica. O E-Tech T 585 pode transportar até 28 toneladas, respondendo aos requisitos legais de carga útil.
Para maximizar a disponibilidade em serviço, a Renault Trucks complementa os veículos com soluções digitais de gestão, incluindo o Optifleet para controlo de frotas e planeamento, a Driver App para monitorização do carregamento e pré-condicionamento do veículo, e o programa E-Tech, que apoia transportadores com análise energética, estudos de autonomia e projeção de poupança de CO₂.
Os novos modelos serão produzidos em Bourg-en-Bresse, França, onde a marca já fabrica as gamas pesadas elétricas E-Tech T e E-Tech C desde 2023.
Mais sobre a Renault Trucks aqui.