A Jeep está a avançar em direção ao futuro com o lançamento do Recon 2026, o primeiro (e único) SUV totalmente elétrico com classificação Trail Rated. Concebido desde o início para a aventura, o Recon oferece a lendária capacidade 4×4 da Jeep numa configuração totalmente elétrica.
Construído com base numa arquitetura elétrica concebida, especificamente, para o efeito, o Jeep Recon combina um desempenho potente com a autêntica capacidade 4xe.
“A tração integral, totalmente elétrica, de série, proporciona uma motricidade segura em diversos tipos de terreno, com o apoio do sistema Selec-Terrain exclusivo da Jeep, com vários modos de condução adaptados a todas as condições”, afirmam a marca, em comunicado.
“Com 650 cv de potência e 840 Nm de binário instantâneo, o Jeep Recon oferece um controlo preciso desde o primeiro toque no acelerador e cumpre o arranque dos 0 aos 96 km/h em apenas 3,6 segundos”, acrescenta.
Segundo diz, “é uma nova expressão ousada do ADN da marca Jeep, eletrificada e pronta para os trilhos, com uma autonomia totalmente elétrica estimada de até 450 km (dependendo na versão)”.
Produzido em Toluca
Desde o sistema de propulsão elétrico até ao design autêntico e inconfundível, o Jeep Recon foi concebido para proporcionar um novo tipo de aventura, tão capaz dentro e fora de estrada quanto inovador em termos de tecnologia e funcionalidades.
A produção do Jeep Recon 2026 arranca no início do próximo ano, na fábrica de Toluca, com lançamentos iniciais nos EUA e no Canadá, seguidos de expansão global.
O núcleo do sistema de propulsão do Jeep Recon são os módulos de acionamento elétrico (EDMs) dianteiro e traseiro projetados pela Stellantis, cada um com potência nominal de 250 kW, que oferecem propulsão 4×4 elétrica de série e binário instantâneo quando necessário.
Cada EDM combina um motor elétrico, engrenagens e eletrónica de controlo de potência numa única unidade compacta para maior eficiência. O sistema de propulsão disponibiliza 840 Nm de binário e o condutor pode aceder-lhe quase instantaneamente, sem ter de esperar que as rotações do motor aumentem como num motor convencional.
Os engenheiros da Jeep adaptaram o pedal do acelerador do Recon para fornecer binário de forma controlada e precisa, para uma experiência de condução off-road satisfatória. Para aumentar a capacidade, o EDM traseiro da versão Moab utiliza uma relação de transmissão final de 15:1 que oferece elevado nível de multiplicação de binário para ajudar o condutor a superar condições desafiadoras.
Bateria de 100 kWh
O desempenho off-road é aprimorado por intermédio de um diferencial de bloqueio eletrónico para garantir que o binário flua para ambas as rodas traseiras quando ativado. Ao toque de um botão, o condutor pode passar do diferencial aberto para totalmente bloqueado.
A bateria de 100 kWh e 400 V dispõe de um conjunto completo de proteções inferiores em aço resistente e de elevada resistência. A suspensão do Jeep Recon – um braço curto-longo (SLA) na frente e uma ligação integral na traseira – responde às ações do condutor e ajuda a maximizar a área de contacto dos pneus para proporcionar uma combinação ideal de conforto de condução em estrada com a capacidade todo-o-terreno do Jeep.
A suspensão e os pneus de série (33” na versão Moab) proporcionam uma distância ao solo de 9,4” (24 centímetros). As especificações off-road incluem ângulos de ataque, saída e ventral de 34°, 34,5° 23,5°, respetivamente.
O sistema de gestão de tração Selec-Terrain adiciona o modo “Rock” para a versão Moab (juntando-se aos modos “Auto”, “Sport”, “Snow” e “Sand”), fornecendo calibrações de software exclusivas para ajudar o condutor a aproveitar ao máximo as capacidades inerentes a um propulsor EV.
O modo “Rock” adapta a resposta do pedal do acelerador para ajudar a gerir o progresso em terrenos irregulares, permitindo uma técnica de condução com dois pedais para controlar o veículo.
Soluções ousadas
O modo “Rock” também inclui uma função de retenção em subida que permite ao condutor mover o pé do pedal do travão para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova.
Além disso, o Jeep Recon está equipado com o Selec-Speed Control de baixa velocidade para subidas e descidas desafiantes. Quando ativado, o Selec-Speed Control mantém a velocidade definida, permitindo que o condutor se concentre na direção.
Fiel ao legado a céu aberto da Jeep, o Jeep Recon oferece um teto de abrir duplo de série, estando, também, disponível a opção Sky One-Touch Power Top. Os puxadores embutidos com recolhimento elétrico proporcionam um acesso fácil e o Jeep Recon é o único veículo totalmente elétrico concebido com portas removíveis, vidros traseiros laterais no último pilar e vidro traseiro basculante, para os quais não são necessárias ferramentas.
A robusta versão Moab, que estreia em primeiro lugar, acrescenta ainda mais atitude com painéis em preto brilhante, guarda-lamas alargados, barras laterais em opção e emblemas Jeep exclusivos com motivos topográficos gravados e um grafismo antirreflexo no capot.
O Jeep Recon está a redefinir a experiência de condução com um habitáculo tecnologicamente avançado, que oferece mais de 26” de ecrãs esculpidos de alta definição, concebidos para elevar a fasquia das viagens tanto em estrada como fora dela.
No centro desta inovação, está um novo painel de instrumentos, incluído de série, de 12,3”, com opções de menu personalizáveis e grafismos modernos, combinado com um inovador rádio/ecrã central tátil horizontal de 14,5”, o maior ecrã digital individual utilizável alguma vez oferecido num Jeep.