A Schaeffler acaba de alcançar um novo marco na eletrificação das cadeias cinemáticas com a conquista de um importante contrato no mercado norte-americano. A empresa vai “fornecer um inversor duplo para uma nova plataforma híbrida plug-in desenvolvida para pick-up trucks eletrificadas, um dos segmentos mais populares nos EUA”, adianta o fabricante, em comunicado.
Parceira tecnológica
“O sistema combina duas funções essenciais: controla o motor elétrico principal de tração — com uma potência superior a 200 kW — e gere o motor auxiliar através de um segundo inversor integrado”, explica a empresa.
“Com produção prevista de quase um milhão de unidades ao longo da vigência do contrato, este projeto reforça o crescimento da Schaeffler no segmento dos inversores elétricos e consolida a sua posição como parceira tecnológica de referência no processo de eletrificação automóvel”, sublinha a mesma fonte.
O inversor duplo foi concebido no centro de desenvolvimento de Deer Park, Illinois, e utiliza tecnologia silicon carbide (SiC) de última geração da onsemi, parceira estratégica da Schaeffler.
“Esta solução de alta eficiência contribui para aumentar a autonomia elétrica dos veículos híbridos plug-in, reduzindo, simultaneamente, as perdas energéticas. A produção deverá arrancar até final de 2027”, reforça o fabricante, no mesmo comunicado.
Produto inovador
“Este contrato reconhece as competências da nossa equipa em Deer Park, que desenvolveu um inversor altamente especializado num curto espaço de tempo e sob especificações exigentes”, afirma Thomas Stierle, CEO da Divisão E-Mobility da Schaeffler. “Estamos orgulhosos por fornecer este produto inovador destinado a pick-ups híbridas plug-in”, salienta o responsável.
Também Hassane El-Khoury, CEO da onsemi, destaca a relevância da parceria: “Ao integrar a nossa tecnologia EliteSiC no inversor duplo da Schaeffler, estamos a definir um novo padrão para pick-ups híbridas, com maior autonomia elétrica e desempenho superior”.
Desafios técnicos
O desenvolvimento deste componente apresentou desafios técnicos significativos, nomeadamente no equilíbrio entre desempenho, eficiência e espaço de instalação. “O sistema inclui dois inversores distintos: um controla o motor de arranque-gerador, integrado na correia do motor de combustão, recorrendo a transístores IGBT convencionais”, diz
“Outro é dedicado à tração elétrica e utiliza MOSFET de carbeto de silício (SiC) de alta eficiência, que permitem maior densidade de potência, menor perda elétrica e tempos de comutação mais rápidos”, revela a empresa.
Graças a estas características, o novo inversor da Schaeffler “assegura melhor autonomia e eficiência energética, confirmando o papel central da empresa na evolução da mobilidade eletrificada na América do Norte e a nível global”, garante o fabricante.
Mais sobre a Schaeffler aqui.